«Rei Lear» do Teatro Oficina recebeu Menção Honrosa

A peça “Rei Lear” do Teatro Oficina foi distinguida com uma menção honrosa da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
A peça foi a primeira produção do Teatro Oficina estreada em 2013 cuja temática aborda uma das obras-primas de William Shakespeare, dramaturgo inglês do séc. XVI.
Marcos Barbosa, Director Artístico do Teatro Oficina e encenador da peça, foi o porta-voz do elenco que recebeu o prémio, tendo destacado a “importância da cultura e da criação artística” no atual contexto sócio-económico. A deslocação ao Japão, a participação em workshops e a mundividência daí resultante foram, no seu entender, fundamentais para o êxito alcançado.

O júri justificou a escolha “pela reflexão sobre o papel do teatro nos nossos dias feita a partir de um texto clássico que assumia um lugar central em todo o espectáculo, apesar da actualidade com que se apresentavam espaço cénico, figurinos e modos de elocução”. 
A peça da companhia vimaranense esteve em exibição na Black Box da Fábrica ASA, em Maio de 2013. 

Encenada por Marcos Barbosa e com versão traduzida para o Teatro Oficina por Fernando Villas-Boas, a palavra fundamental partilhada com o público foi “responsabilidade”. Em Janeiro deste ano, a peça foi apresentada no Teatro Municipal de Almada com três sessões esgotadas.


Marcações: Cultura

Imprimir Email