«Contextile» vai inaugurar Extensão do Museu Alberto Sampaio

A extensão do Museu Alberto Sampaio deverá abrir ao público no início do Verão. O Director Regional de Cultura do Norte, António Ponte, revelou que com a colaboração e apoio da Câmara de Guimarães brevemente inicia-se o processo de transferência das áreas técnicas.
Em entrevista que será divulgada no próximo sábado, no programa Largo do Toural, a partir das 11H00, na Rádio Santiago, o Director Regional de Cultura do Norte anunciou que “a restituição do investimento por parte do Estado à Câmara de Guimarães”, referente à requalificação do imóvel “está praticamente resolvida”.

“A verba que falta transferir é muito residual face ao valor inicial. Há já um trabalho que está a ser desenvolvido pela Direcção Regional da Cultura com a colaboração e apoio da Autarquia vimaranense”, adiantou António Ponte, informando que visitou o espaço acompanhado pelo Vereador da Cultura, José Bastos, “para que seja possível iniciar o processo de transferência das áreas técnicas do Museu de Alberto Sampaio para a extensão”.

“Vamos começar pelas áreas técnicas: a instalar reservas, transferir serviços administrativos, permitindo reajustar algumas dinâmicas no Museu Alberto Sampaio. Aqui, vamos ganhar também com a unidade entre Paço dos Duques de Bragança e o Museu. O Paço não tem áreas de reserva e vai beneficiar de transferência para a extensão de uma parte da colecção do palácio que não está a ser utilizada na colecção permanente”, sustenta na entrevista que será publicada na íntegra na próxima edição deste jornal.

António Ponte adverte que “a abertura para o público não será tão imediata”, prevendo-se que “a Contextile será o momento de entrada em funcionamento para o público da Extensão do Museu de Alberto Sampaio, uma grande exposição integrada numa Bienal Têxtil que decorrerá em Guimarães, durante o próximo Verão”.

Marcações: Cultura

Imprimir Email