D. Afonso Henriques na festa da passagem de ano do Centro Histórico de Guimarães
Guimarães vai entrar no Ano Novo com uma festa agendada para o Centro Histórico. D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, regressará ao Berço da Nação para dar as boas vindas a 2014. O local não podia ser mais emblemático, o Largo da Oliveira.A iniciativa acontece pelo terceiro ano consecutivo e começa já a ganhar alguma tradição. Nos dois últimos anos o Centro Histórico recebeu milhares de vimaranenses e turistas para a entrada no novo ano.
O vereador da Cultura da CM de Guimarães, revela ainda que haverá uma projecção de video mapping, à imagem daquilo que tem acontecido nos últimos anos e também com muita animação musical, luz e som, para que se possa criar um ambiente propício a esta celebração.
Esta projecção, que tem sempre uma grande espetacularidade, utiliza uma tecnologia avançada que nos remete para uma dimensão que normalmente não somos confrontados.
Depois das entradas na Capital Europeia da Cultura e na Cidade Europeia do Desporto, o tema centra-se agora no Pai de Portugal.
O espectáculo foi pensado para o efeito e liga duas questões essenciais. Desde logo porque a projecção é feita em cima do património construído. Servimo-nos de um monumento histórico para lhe introduzir um conteúdo contemporâneo de arte digital, apelando para uma parte mais sensorial das pessoas que estarão no local. Este espectáculo terá também uma mensagem que procura passar. Designa-se por Orphic,, que tem a ver com um conjunto de crenças religiosas da mitologia grega.
O espectáculo terá uma duração de cerca de cinco minutos e culmina com a aparição de D. Afonso Henriques, figura tão importante para Guimarães e para os vimaranenses. Será uma aparição em forma de visão sobrenatural na Torre da Igreja da Oliveira. Podemos dizer que este será um momento de retorno à sua Cidade, reencarnado no povo e na ideia de esperança para o novo ano.
Depois do espectáculo, que arranca às 21 horas com alguns movimentos estranhos, haverá a partir das 23h55 a contagem decrescente.
Já em pleno ano de 2014 decorrerá a animação na Praça de S. Tiago e no Largo da Oliveira, a cargo de Djs vimaranenses, que procurarão imprimir um ambiente de animação, cor, energia e celebração até às 4 horas.
Marcações: Cultura