«Velhos Nicolinos» interrompem relacionamento com Comissão de Festas 2013

Mais uma vez, as divergências marcam o decurso das Festas Nicolinas, com a Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Guimarães a anunciar a “interrupção do relacionamento” com a Comissão de Festas deste ano.
Ontem à noite, durante as posses, a porta da sede dos Velhos Nicolinos estava encerrada. 
Na Torre dos Almadas estava afixada uma tarja com a seguinte mensagem: 
“Se um estudante quer ser Nicolino de direito
há-de cumprir seu dever
tem de se dar ao respeito.
Qu’e qu’reis da Associação? 
Deu-vos tudo a, até dinheiro
se só lembra à Comissão 
afrontá-la no Pinheiro?

Escutai pois a Velhada
Pois não pode haver engano;
Levais na Posse deste ano,
no cesto cheio de nada”.

Percorrendo outras casas e instituições vimaranenses, a Comissão de Festas Nicolinas 2013  realizou as tradicionais posses, seguidas do Magusto na Praça de S. Tiago.
Já esta manhã, a Santiago tentou obter um esclarecimento da Associação dos Antigos Alunos do Liceu para justificar “o cesto cheio de nada” atribuído à Comissão. O Presidente da Direcção, Augusto Costa, adiantou que “o relacionamento foi interrompido” com os estudantes responsáveis pela organização das Nicolinas, escusando-se a prestar as razões desta tomada de posição.
Confrontado com o assunto, o Presidente da Comissão das Nicolinas, Rui Castro, remeteu-se ao silêncio, referindo que ainda é cedo para se pronunciar sobre a divergência existente entre “velhos” e “novos” Nicolinos. 
O que é certo é que, esta quinta-feira, é dia de Pregão. O cortejo começa às 15 horas, no Largo República do Brasil, percorrendo várias artérias da Cidade até ao Largo do Município, onde o documento como habitualmente será lido.

Marcações: Cultura

Imprimir Email