Sessão solene na SMS evoca centenário da morte de João de Meira

A Sociedade Martins Sarmento organiza, no próximo sábado, uma sessão solene evocativa do centenário da morte de João de Meira. O evento está marcado para as 15H00, no salão nobre da instituição.
Um conjunto de palestras e um momento musical, com um pequeno intervalo de «toques nicolinos» são as componentes da iniciativa que pretende ser um tributo à personalidade invulgar de João de Meira, nascido em Guimarães, a 31 de Julho de 1881. Este médico notável que se distinguiu em várias áreas faleceu prematuramente com 32 anos, deixando uma obra reveladora das suas aptidões intelectuais invulgares.
Detentor de uma personalidade ímpar, homem de muitos saberes e de muitos interesses, João de Meira deixou uma herança única e valiosa nas áreas da medicina, da investigação de estudos históricos, da poesia e prosa, do jornalismo e até da novela policial.
Durante a sessão solene, diferentes oradores vão expôr a sua visão e conhecimento a propósito dessa personagem incontornável da cultura vimaranense.Estão previstas as seguintes intervenções: «pelos trilhos biográficos de João de Meira», por Francisco Miguel Araújo, «João de Meira, escritor», por António Amaro das Neves, seguindo-se um momento musical pela pianista Joana Gama, «João de Meira, autor de ‘Pregões Nicolinos’», por Lino Moreira da Silva, «Professor João de Meira, paradigma de médico criativo e culto», por António Gama Brandão, e «João Monteiro de Meira e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto», por Maria Amélia Ricon Ferraz.


Marcações: Cultura

Imprimir Email