Sociedade Martins Sarmento recebe «Baile» com recriação do século XIX

A Sociedade Martins Sarmento vai acolher «O Baile», um projecto seleccionado pelo programa do movimento Tempos Cruzados – Programa Associativo da Capital Europeia da Cultura. A iniciativa está marcada para o próximos sábado e promete recriar o espírito da época em que viveu o patrono daquela instituição.
Inspirado nos eventos organizados pela cidade de Guimarães e por Francisco Martins Sarmento no seu Palacete do Largo do Carmo, no âmbito da Conferência Arqueológica de 1877, «O Baile» pretende recriar o espírito da época, convidando a comunidade a reviver esta experiência única, nas instalações da Sociedade Martins Sarmento.

A iniciativa terá o seu início pelas 17 horas, no dia 23 deste mês, e será composta por momentos musicais, poesia, visitas guiadas ao espaço museológico, prova de iguarias da época e outras animações a decorrer nos vários espaços da Sociedade Martins Sarmento nomeadamente no claustro do século XIV, escadaria, sala de leitura, galerias de exposição, que se encontrarão adornados segundo o estilo do século XIX. «O Baile» a decorrer no salão nobre desta instituição, entre as 20 e as 24 horas, integrará um grupo de músicos que executará peças do séc. XIX, um grupo de baile que exemplificará as danças características deste período histórico (valsas, quadrilhas, marchas e polkas) e uma equipa de “serviçais”, vestidos a rigor, que servirá o jantar buffet com uma ementa inspirada na documentação da época.

Para um maior envolvimento da comunidade, o público é convidado a participar “vestindo-se e adornando-se de acordo com a época ou usando um traje mais formal, tal como fato com laço, no caso dos homens e vestido comprido, no caso das mulheres”, encontra-se neste momento a decorrer uma série de formações subordinadas ao período em questão: formação em Danças do Séc. XIX orientada por Maurízio Padovan; formação em Culinária do Séc. XIX, orientada por Álvaro Dinis (componente prática) e por Isabel Fernandes que irá realizar uma contextualização histórica; formação em decoração de espaços do século XIX, orientada por Sónia Moura.
Os trabalhos finais destas formações serão apresentados no dia do evento.


Marcações: Cultura

Imprimir Email