Obras de beneficiação no edifício-sede do Círculo de Arte e Recreio
O Círculo de Arte e Recreio (CAR) iniciou os trabalhos de recuperação da fachada da sua sede social. O edifício-sede da instituição cultural vimaranense foi adquirido pela anterior direção e encerra um valioso património histórico e arquitetónico que a atual gestão da coletividade pretende conservar e valorizar.A direção do Círculo de Arte e Recreio iniciou mais uma intervenção em prol da valorização da memória e legado Francisco Ribeiro Martins da Costa, conhecido como Francisco Agra. A associação cultural está sediada na casa onde morou Francisco Agra, tendo a direção do CAR assumido, aquando da aquisição do imóvel e por deliberação em Assembleia Geral, que tudo fará no sentido de garantir a preservação e valorização do nome de Francisco Agra, bem como todo o seu trabalho e contributo em prol de Guimarães.
Assim, desde a compra do edifício em 2011, a direção do CAR tem vindo a realizar um investimento de integral recuperação do telhado, bem como de espaços interiores do edifício, considerando, agora ser «fundamental e prioritário dar uma nova cara à Casa de Agra». Com a nova intervenção de recuperação e reabilitação de toda a fachada voltada à Rua Francisco Agra, «desejamos continuar a preservar e valorizar a sede do CAR, tornando-a um espaço mais seguro, mais acolhedor e que permita continuar a simultaneamente a valorizar a oferta da atividade cultural, recreativa, desportiva e formativa», sustenta Jorge Cristino, presidente da direção da coletividade.
Os trabalhos de recuperação da fachada da Casa de Agra vão decorrer ao longo de 30 dias e visam, ainda, emprestar mais ordenamento e dignidade a toda a área envolvente, na denominada zona tampão do centro histórico e na envolvente da Capela de Santa Luzia.
Marcações: Cultura