«Passionário Polifónico de Guimarães» em exposição na Sociedade Martins Sarmento
Um mês, uma peça é uma iniciativa da Sociedade Martins Sarmento. Este domingo pode ser apreciado o livro «Passionário Polifónico de Guimarães», um livro litúrgico do séc. XVI, com a música da Paixão de Cristo que se cantava na Semana Santa.Este manuscrito, em papel de proveniência italiana, é decorado com capitulares a ouro, ou com ouro de fundo, decoradas com motivos fitomórficos e vegetais.
Este Passionário, pertença da Sociedade Martins Sarmento, foi produzido no Scriptorium no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, à época uma referência musical no país.
A Sociedade Martins Sarmento escolheu este exemplar do seu espólio de livro antigo como peça do mês de Outubro, mês que comemora o Dia Mundial da Música (1 de Outubro) e em que, no passado dia 11, foi publicamente apresentado o fac-símile do Passionário acompanhado de um DVD com a gravação musical e em vídeo da recriação, em concerto, do canto polifónico da Paixão apresentado na igreja de S. Francisco de Guimarães.
O fac-símile do Passionário e o respectivo DVD podem ser adquiridos na SMS.
A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 3 de Novembro, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 de terça a domingo.
Marcações: Cultura