A Associação de Defesa dos Moínhos quer criar Núcleo Museológico
É um desejo antigo. A Associação de Defesa dos Moínhos pretende criar em Briteiros um núcleo museológico do Moleiro. O objectivo é instalar na localidade um núcleo museológico que aproveite a riqueza molinológica da zona envolvente entre a Citânia e Castro Sabroso.Quando se deparou com tal valor cultural e arquitectónico, Inácio Vasconcelos, Presidente da Associação de Defesa dos Moínhos tentou
conversar com os proprietários para os sensibilizar para a necessidade de recuperar aquele património cultural.
Até porque, se nos primórdios os moínhos foram engenhos fundamentais no aproveitamento de energia para dinamizar a agricultura, hoje em dia
assumem-se como meros elementos paisagísticos que, bem aproveitados, podem contribuir para o incremento do turismo da região.
A zona abrangente entre a Citânia de Briteiros e Castro Sabroso alberga cerca de 130 moínhos de água. Inácio Vasconcelos considera essencial preservar o património, colocando-o à disposição do turismo e enriquecendo o território.
Desdobrando-se na tentativa de angariar apoios, a Associação, em colaboração com a Sociedade Martins Sarmento, resolveu então apresentar a candidatura ao programa Leader +. Para já ainda não há nenhuma resposta em concreto, mas espera-se que o projecto esteja bem encaminhado.
Marcações: Cultura