Primeiro concerto do V Festival Internacional de Órgão Ibérico
A Santa Casa da Misericórdia de Guimarães vai realizar, esta sexta-feira, o primeiro concerto da quinta edição do Festival Internacional de Órgão Ibérico.Será organista Giampaolo Di Rosa, Director Musical e Organista Titular da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, que proporcionará um concerto incluído na temática Bach & Blues.
Depois do grande sucesso dos concertos de órgão integrados na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, o V Festival Internacional de Órgão Ibérico da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, que dispõe de um instrumento de altíssimo valor artístico e musical que permite executar musica de diferentes épocas e escolas, apresenta uma novidade temática que se identifique num duplo conceito musical ao longo de todo o Festival.
Por um lado, o Festival que consta com sete concertos de organistas de carreira internacional de Itália, Alemanha, França, Inglaterra e Portugal, vai basear-se sobre a temática das Escolas Nacionais durante o segundo, terceiro e ultimo concerto. Nestes concertos os organistas vão tocar exclusivamente música de compositores da sua terra, de maneira que o órgão ibérico, se torna, com o restauro e a ampliação da matriz originária, um veículo complexo para executar páginas musicais que até não são próprias para este instrumento, mas cuja execução é possível e se torna interessante e expressiva.
Nos outros quatro concertos os organistas vão mais longe, apresentando obras do sumo compositor Johann Sebastian Bach, que para alem de ser alemão e da época chamada do barroco musical, é mesmo universal. Esta universalidade de Bach é aproveitada pelos músicos de todo o mundo e de todas as épocas, com os mais diferentes instrumentos, estilos e formas musicais. Por isso cada concerto vai apresentar para além de obras de Bach, obras de autoria de outros compositores e improvisações em forma de jazz e blues. Daqui o título, B&B: Bach & Blues. De facto Bach inspirou até estas linguagens próprias da música ligeira, pop e contemporânea.
O concerto está marcado para as 21H30, na igreja de Santo António dos Capuchos.
Marcações: Cultura