Conferência de Marcelo Rebelo de Sousa na abertura do «Átrio dos Gentios»
O Conselho Pontifício para a Cultura do Vaticano realiza esta sexta-feira e amanhã, em Guimarães e Braga o evento Átrio dos Gentios, que engloba concertos, uma exposição, uma peça de teatro e um conjunto de workshops e conferências com personalidades como o comentador Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra Assunção Cristas e o cardeal Gianfranco Ravasi. O tema geral é O valor da vida, que para além das crenças apela a todos para a reflexão e discussão.O programa desta sexta-feira tem lugar no auditório nobre da Universidade do Minho (UMinho), no campus de Azurém, em Guimarães. A sessão inaugural conta às 18h com Marcelo Rebelo de Sousa para a conferência "Identidade e sentido da vida de um povo", após uma atuação da Fundação Orquestra Estúdio e do Coro da Licenciatura em Música da UMinho. Pelas 21h30, o neurocirurgião João Lobo Antunes e o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do CPC, refletem sobre "O valor e o sentido da vida de cada ser humano", com moderação de Maria João Avillez.
Amanhã, as actividades centram-se em Braga. Às 10h abre no Museu Pio XII a exposição de pintura "Crer: as imagens de uma aventura", de Isabel Nunes. Uma hora depois sobe ao palco do Auditório Vita a peça teatral "Job ou a tortura pelos amigos", de Frabrice Hadjadj, com encenação de Helena Carneiro. Às 12h é apresentado o livro "Mostrar Cristo ao Mundo - Cinco anos de pontificado de Bento XVI".
A iniciativa promovida pelo CPC do Vaticano e pela Arquidiocese de Braga tem parceria da UMinho, Universidade Católica, Fundação Champalimaud, Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura, entre outros.
Marcações: Cultura