Grupo Folclórico da Corredoura vai à Folkloriada na Coreia do Sul

O Grupo Folclórico da Corredoura vai representar Portugal no Folkloriada, na Coreia do Sul. Trata-se de um certame organizado pelo CIOFF – Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais que reúne grupos de cerca de 40 países.
Em conferência de imprensa realizada na passada segunda-feira, o Presidente do Grupo Folclórico da Corredoura manifestou a sua satisfação pelo facto do grupo a que preside marcar presença num dos festivais da música popular mais importantes do Mundo. Este ano o Folkloriada decorre na cidade coreana de Anseong, onde actuarão cerca de dois mil componentes e músicos, num festival de jogos tradicionais, artesanato, exposições e degustação de pratos tradicionais.
No encontro com os jornalistas que decorreu no auditório das instalações da GNR a Vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães salientou que a presença do Grupo Folclórico da Corredoura neste festival internacional na Coreia do Sul demonstra a sua abertura a novos desafios.
“Esta participação no Folkloriada manifesta um estado de alma que caracteriza a predisposição do do Grupo Folclórico da Corredoura para desafios diferentes”, sublinhou Francisca Abreu.
No mesmo sentido se pronunciou o Presidente da Junta de S. Torcato. Bruno Fernandes considera que esta nova participação internacional do Grupo Folclórico da Corredoura prestigia a instituição e promove as tradições culturais da vila.
O Folkloriada vai decorrer de 1 a 14 de Outubro. O Grupo Folclórico da Corredoura parte para a Coreia do Sul no próximo dia 27, com uma delegação composta por 25 elementos, entre bailarinos e músicos. A deslocação custa cerca de 30 mil euros, valor que tem de ser suportado pelo Grupo. E como objectivo de angariar fundos que ajudem a custear a viagem, realiza-se, domingo, o espectáculo “Corredoura e os seus amigos”, marcado para às 16h00, no auditório da Universidade do Minho.
“Com este espectáculo pretendemos envolver a comunidade”, salientou Henrique Macedo.

Marcações: Cultura

Imprimir Email