Oficina edita livro sobre artes e saberes
A Oficina - Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães vai implementar dois projectos culturais. São projectos autónomos mas que se complementam e foram alvo de duas candidaturas aprovadas pelo programa Leader +. Segundo o Administrador Delegado da Oficina, um dos projectos destina-se fundamentalmente a realizar o levantamento das artes e dos artesãosexistentes no Concelho. Um trabalho que servirá para a criação de uma base de dados e para a edição de um livro "de qualidade" onde será possível conhecer e divulgar as artes e os artesãos de Guimarães.
Ainda segundo José Bastos, de forma complementar, o segundo projecto pretende inverter o curso normal da promoção dos artesães.
"Vamos organizar a rota do artesanato, organizando visitas guiadas de alunos e turistas".
Os projectos vão desenvolver-se até Setembro do próximo ano, culminando com uma iniciativa designada por feira de época, onde se pretende recriar "com o máximo de fidelidade possível a feira de Guimarães do século XVIII".
Os dois projectos estão orçados em 90 mil euros e foram comparticipadas em 60 por cento pelo FEOGA e em 9 por cento pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas.
Marcações: Cultura