VÍDEO: Sala de espectáculos do Teatro Jordão terá painel amovível
A intervenção prevista para a requalificação do Teatro Jordão prevê a instalação de um painel amovível, na área que actualmente corresponde à sala de espectáculos. Na reunião do Executivo Municipal, o Director de Projectos e Planeamento Urbanístico revelou as intenções da autarquia para a regeneração daquele imóvel que vai acolher a Academia de Música Valentim Moreira de Sá e o Curso de Teatro e Artes Performativas, da Universidade do Minho.O concurso público para a elaboração do projecto está ainda a decorrer. No entanto, Filipe Fontes adiantou que os quatro pisos do Teatro Jordão já têm as novas funcionalidades previstas.
No piso situado ao nível da Avenida D. Afonso Henriques, será criada uma sala de espectáculos com acesso pela porta principal do Teatro Jordão e uma sala de ensaio, funcionando em complementaridade às actividades que vão ser desenvolvidas pela Academia de Música Valentim Moreira de Sá e pelo curso superior da Universidade do Minho. A dividir as duas salas ficará um painel amovível, de maneira a permitir a transformação do espaço da plateia num ampla sala de espectáculos.
O programa funcional prevê:
- Piso 1 e aproveitamento da cobertura: no espaço do actual balcão, ocupando a caixa de palco e a boca de cena da sala, serão criadas instalações para o funcionamento da Escola de Música Valentim Moreira de Sá.
- Piso 0: à cota da Avenida D. Afonso Henriques será instalada uma sala de espectáculos e sala de ensaio geral, espaço que será complementar para o desenvolvimento das actividades do Curso de Teatro e Artes Performativas, da UM, e da Escola de Música Valentim Moreira de Sá. Aliás, as três portas existentes na entrada, permitirão criar acessos independentes para as diferentes valências: um para o curso de ensino superior da Universidade do Minho, outro para a Escola de Música e a entrada principal para a sala de espectáculos. A dividir as duas salas ficará um painel amovível, de maneira a permitir a transformação do espaço da plateia num ampla sala de espectáculos.
- Piso -1: com acesso junto às instalações da EDP, serão criados os espaços para o Curso de Teatro e Artes Performativas, da Universidade do Minho.
- Piso -2: com acesso pela Zona de Couros, será destinado à criação de espaços para as bandas de garagem; está prevista a criação de oito salas de ensaio.