Secretária de Estado reiterou empenho na CEC 2012
A Secretária de Estado da Cultura veio a Guimarães assistir à apresentação do primeiro projecto para a Capital Europeia da Cultura em 2012 (CEC 2012): a nova extensão do Museu Alberto Sampaio. De autoria do arquitecto da Câmara Municipal de Guimarães, Filipe Vilas-Boas, o projecto prevê a reabilitação de um imóvel degradado existente na Praça de S. Tiago. O imóvel representa 1/4 do quarteirão onde se encontra situado no Centro Histórico.A Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, ficou a conhecer a proposta de ampliação do Museu Alberto Sampaio e fez questão de deixar uma palavra de apreço pelos serviços educativos da instituição (ÁUDIO).
A governante participou ainda na cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração entre o Museu de Alberto Sampaio e diversas escolas do Concelho, numa iniciativa denominada «Fazer do Museu uma sala de aula e da Escola uma extensão do Museu». Paula Fernandes dos Santos enalteceu o papel desta actividade na formação de novos públicos, considerando a instituição "uma referência nacional".
Para que seja concretizada a reabilitação do edifício do antigo centro de saúde na Praça de S. Tiago, está em curso o processo de expropriação do imóvel. O Presidente da Câmara reconheceu que tem sido um processo difícil, mas a obra poderá avançar brevemente.
Marcações: Cultura