190 sítios arqueológicos referenciados no novo PDM
O novo Plano Director Municipal vai especificar todos os locais de interesse arqueológico. O levantamento já está concluído e permitiu a identificação de 190 sítios espalhados pelas diferentes freguesias do Concelho. Com essa caracterização e identificação, a Autarquia pretende salvaguardar o património que compete a todos preservar. O Arqueólogo da Câmara indicou que o trabalho feito por Martins Sarmento constitui um grande contributo para o conhecimento do passado.A negligência ou o desconhecimento contribuiu nos últimos anos para a destruição de muitos vestígios do passado. Entre muitos exemplos existentes no Concelho, Francisco Faure faz alusão ao caso do sítio na Fornalha, em Abação.
Para além deste exemplo, o arqueólogo indica que, em Fermentões, teve conhecimento do aparecimento de achados arqueológicos depois de uma piscina estar concluída.
À margem destes contratempos, já está concluído o trabalho de levantamento arqueológico, no âmbito do complexo processo de revisão do Plano Director Municipal. Ao todo, foram identificados 190 sítios arqueológicos.
Marcações: Cultura