BIGGER: Hospital Veterinário de Guimarães apresenta uma nova era na saúde animal

images/BIGGER/2025/Maio/EU6A3094.jpg

Com um miar curioso ou um abanar de cauda entusiasmado, são muitos os nossos fiéis amigos que entram diariamente no Hospital Veterinário de Guimarães (HVG). Quando chegam são recebidos com carinho pela equipa de profissionais que se dedica de coração a cada paciente. Inês Garcia, médica veterinária e directora geral do hospital, é um dos rostos desta missão de cuidar e fez questão de partilhar o que faz do HVG um lugar especial para os nossos companheiros.

Liderança comprometida com os animais

“Desde pequena que sempre tive contacto com animais. Sempre foi um sonho. Pode parecer uma resposta cliché, mas nunca houve outra opção para mim.” É com estas palavras que Inês Garcia descreve o início da sua jornada na medicina veterinária. Hoje, cinco anos depois de iniciar o exercício profissional, lidera um projecto ambicioso que veio transformar a forma como se olha para o cuidado e o bem-estar animal na cidade.

O hospital nasce da percepção de uma lacuna sentida há muito tempo na região. “Guimarães conta com uma vasta população, e, cada vez mais, notava-se a necessidade de um serviço completo, principalmente com atendimento de 24 horas. Mesmo com os meus próprios animais sentia a falta de apoio em situações de urgência durante a noite ou aos fins-de-semana”, partilhou. A sua visão passou então por criar um espaço capaz de dar resposta a qualquer hora do dia, todos os dias do ano, com a promessa de nunca deixar um animal sem ajuda.

Urgências 24 horas por dia

Um dos grandes diferenciais do hospital é exactamente esse: o funcionamento ininterrupto, com uma equipa disponível 24 horas por dia. “Durante a noite, para além do cuidado contínuo aos animais internados, o foco está na resposta a urgências”, elucidou.

O hospital não pretende concorrer com as clínicas locais, mas antes funcionar como um ponto de apoio, uma extensão dos seus serviços. “O nosso objectivo é também ajudar as clínicas que não têm serviço noturno ou ao fim-de-semana. Queremos criar uma rede de confiança, complementar os serviços existentes e garantir que nenhum animal fica sem acompanhamento”, afirmou.

Edifício e pessoal qualificados 

e também com tecnologia de ponta

A estrutura do hospital impressiona. Duas entradas separadas, salas de espera distintas para cães e gatos, quatro consultórios dedicados, tecnologia de ponta e serviços completos que vão desde medicina geral, vacinas, cirurgias, até especialidades como dermatologia, ortopedia, oftalmologia e tratamento de animais exóticos. “Trabalhamos com colegas de renome que nos ajudam a solucionar problemas nas mais variadas áreas para tentar ajudar os nossos pacientes da melhor forma possível”, garantiu.

Na recepção, a preocupação com o bem-estar dos animais está bem patente. Expositores estrategicamente colocados funcionam como barreiras visuais entre as salas de espera de cães e gatos. “Os pacientes felinos são muito sensíveis ao stress, ao termos as salas de espera separadas, proporcionamos mais conforto e bem-estar enquanto aguardam pela entrada no consultório.”

O espaço foi pensado de raiz para responder às exigências da medicina veterinária moderna. Dispõe de farmácia, ecografia, raio-x digital, tomografia computadorizada, endoscopia, duas salas de cirurgia e um laboratório interno para análises clínicas. “Foi um grande investimento, mas quisemos garantir que os nossos animais têm acesso à melhor tecnologia. Criámos uma estrutura pensada ao detalhe, desde a zona de diagnóstico até ao internamento”, esclareceu.

Óptimas condições de internamento

O internamento é, aliás, uma das áreas mais cuidadas do hospital. Existem alas de internamento individualizadas para cães, gatos e animais com patologias infectocontagiosas, todas com boxes em vidro que permitem a observação contínua. “Infelizmente os nossos pacientes não nos chamam. Por isso temos de estar sempre atentos. E como queremos que se sintam confortáveis e seguros, optámos por boxes inovadoras, com painéis que permitem dividir os espaços, luzes adaptadas ao bem-estar, controlo de temperatura e, no internamento felino, películas foscas para evitar o stress causado pela visão do exterior”, explicou.

Outro ponto de destaque foi o projecto que nasceu paralelamente ao hospital, mas que se insere no mesmo edifício. Trata-se de um hotel para animais que tem como função cuidar do bem-estar de quem está sempre ao nosso lado. Este espaço oferece serviços de ATL, treino, banhos e tosquias, sendo uma solução para quem precisa de deixar os animais durante o dia ou nas férias. “Durante um fim-de-semana prolongado que pretenda sair e não tem onde deixar o seu animal, agora já existe um local de confiança. O facto do hotel ser no mesmo local que o hospital oferece uma segurança extra, porque sabe que, se algo acontecer, tem logo acesso aos cuidados veterinários necessários, adiantou.

Inaugurado em Novembro de 2024 e com uma equipa de 16 profissionais entre médicos, enfermeiros e auxiliares, o primeiro meio ano de existência já ultrapassou as expectativas. “Estamos a crescer e a consolidar a nossa posição. Servimos toda a comunidade, sem excepções. Qualquer pessoa que chegue até nós com o seu animal é bem-vinda e atendida com o mesmo cuidado”, assegurou.

Formação e sensibilização

fazem parte do projecto 

A formação e sensibilização também fazem parte do ADN do hospital. As frases que decoram os consultórios foram pintadas por alunos do 11.º ano da Escola Santos Simões, numa iniciativa de consciencialização para o bem-estar animal. “Queríamos que o espaço refletisse os nossos valores, e esta colaboração foi muito especial”, notou.

No interior, o hospital dispõe ainda de zonas de descanso para a equipa, balneários, copa e lavandaria interna. “Com animais hospitalizados e a precisar de cuidados constantes, tudo foi pensado para sermos autónomos e eficazes.”

Para os momentos em que os animais precisam de sair ao exterior, existe um pequeno parque junto ao hospital onde podem manter o contacto com a natureza. Já o hotel dispõe de um grande parque, onde os animais podem brincar e relaxar.

Inês Garcia acredita que este é apenas o início de um projecto com muito para crescer. “Queremos continuar a inovar, a investir e, acima de tudo, a cuidar. A nossa missão é garantir que cada animal recebe o melhor tratamento possível, a qualquer hora, com humanidade, respeito e profissionalismo.”

Porque o amor incondicional merece cuidados sem limites. Hospital Veterinário de Guimarães – onde a medicina encontra o coração!

📍 Rua Joaquim Ribeiro Moura, 1104, Guimarães
📞 (+351) 253 786 929
📩 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
⌚ Horário de funcionamento

Urgências: Atendimento 24h
Consultas:
Segunda a Sexta: 10h00 às 20h00 | Sábado: 10h00 às 16h30

 

Imprimir Email