Orlanda Ramos é uma antiga radialista da Rádio Santiago

images/BIGGER/2025/Abril/1000006882.jpg

A par do paladar, olfacto, audição, visão e tacto, a voz deveria fazer parte dos sentidos humanos pela importância que tem na nossa vida. Na de uns mais do que outros, o que é certo é que a voz é uma parte fundamental para a comunicação. O Dia Mundial da Voz é comemorado a 16 de Abril e esta data visa alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar. Para quem não sabe, fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas, beber bastante água e praticar exercício físico, não gritar em excesso nem em tom agudo, falar pausadamente, não fumar nem abusar de bebidas gasosas e dormir bem, são cuidados fulcrais para a preservação da voz. É também importante que fique atento a possíveis sinais de alerta, tais como, alterações na voz, tosse frequente, alterações no timbre ou dificuldade em colocar a voz, pigarreia ou rouquidão com frequência, pois, podem ser sintomas de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

Para assinalar esta data, fomos falar com uma antiga voz da Rádio Santiago e da qual todos sentimos muitas saudades. Orlanda Ramos deu voz durante mais de uma década ao programa de discos pedidos da Rádio Santiago. Também emprestou a voz paralelamente aos programas «Onda Matinal» e «Tu Cá, Tu Lá».

Orlanda Ramos é um exemplo claro de como a voz moldou a sua trajectória, primeiro na comunicação social e depois no ensino. Durante muito tempo fez companhia aos ouvintes da Santiago com a sua preciosa voz e há 26 anos que guia os seus alunos pelo mundo das Ciências e da Matemática, sim, porque ela é professora do 2º ciclo. Hoje, apesar de afastada dos microfones, reconhece a importância da sua voz e a gratidão por poder usá-la todos os dias, até porque escolheu outra profissão que tem a voz como principal instrumento de trabalho.

Saiba mais na BIGGERmagazine de Abril!

 

Imprimir Email