Susana Poças Falcão é responsável pela Educação Ambiental no Laboratório da Paisagem

images/BIGGER/2025/Janeiro/EU6A5395.jpg

O Dia Mundial da Educação Ambiental comemora-se anualmente a 26 de Janeiro, e pretende sensibilizar, alertar e consciencializar para o contributo que podemos aplicar na construção de um futuro mais sustentável, salientando-se aqui também o fulcral papel que a educação pode desempenhar no processo de incorporação e mudança de comportamentos.

A Educação Ambiental tem como objectivo incentivar as várias gerações de cidadãos a conhecer o que implica o conceito de sustentabilidade, associado a uma responsabilidade intergeracional. 

Guimarães não é apenas o Berço da Nação, mas também um modelo de sustentabilidade. Recentemente galardoada como Capital Verde Europeia 2026, por se destacar por iniciativas pioneiras que promovem a preservação ambiental e a qualidade de vida. Este compromisso reflecte-se em programas de educação ambiental que envolvem a comunidade e inspiram futuras gerações a cuidar do planeta. Um exemplo de como história e inovação podem caminhar juntas para um futuro mais verde.

O modelo de desenvolvimento sustentável permite às gerações presentes satisfazerem as suas necessidades sem que com isso ponham em risco a possibilidade de as gerações futuras virem a satisfazer as suas próprias necessidades. E foi por isso, entre outros temas relacionados, que fomos ao encontro da responsável pela Educação Ambiental no Laboratório da Paisagem, Susana Poças Falcão. 

Conheça algumas dicas ecológicas na BIGGERmagazine de janwiro!

 

Imprimir Email