Óscar Jordão Pires foi membro da primeira vereação vimaranense eleita após o 25 de Abril
Provavelmente já todos conhecem um pouco sobre a vida profissional e política de Óscar Jordão Pires, até porque parte dela foi pública, mas acredito que são poucos os que conhecem o lado mais pessoal e emocional deste advogado vimaranense.
A BIGGERmagazine tende a preocupar-se mais com o lado humano e nesta entrevista conseguimos extrair as emoções de um marido saudoso, um pai dedicado, um avô orgulhoso e um bisavô babado, embora, claro, tenha sido inevitável falar de política, embora numa perspectiva mais actual.
Óscar Jordão Pires é uma figura emblemática na história política de Guimarães, com uma vida marcada por uma profunda dedicação à sua Cidade e à sua transformação social. Natural de Guimarães, tem 86 anos e cresceu num ambiente rural, com a cidade bem distante da urbanização que vemos hoje. "A zona onde cresci era simples, com poucas infraestruturas, sem água potável, e dependíamos de um fontanário público", recordou, reflectindo sobre a sua infância. A cidade que ele conheceu na infância era profundamente rural e carecia de infraestruturas básicas. Porém, foi marcada por um profundo vínculo com os amigos que recorda com carinho.
Cresceu no mítico Palácio de Vila Flor, no seio de uma abastada família marcante da sociedade vimaranense. Cedo saiu de Guimarães para estudar e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Naquela época era dos poucos estudantes que já se faziam transportar em automóvel próprio.
A escolha pela advocacia não foi um caminho planeado. O pai queria que ele enveredasse pelas Finanças, mas as circunstância indicaram um outro caminho que o levou ao Direito.
Toda a entrevista na BIGGERmagazine de Janeiro!