AMISTAD foi o espaço escolhido para a apresentação do vinho Dezoito by Maniche

images/BIGGER/2024/Dezembro/EU6A6116.jpg

Inspirado em viagens e na paixão por experiências gastronómicas únicas, o AMISTAD é muito mais do que um restaurante – é uma homenagem à amizade, autenticidade, e ao prazer de saborear o melhor da culinária. Localizado num dos locais mais emblemáticos de Guimarães, o espaço nasceu do desejo de criar algo distinto, que brindasse a cidade com um conceito inovador.

O AMISTAD surpreende desde o momento em que entra. A decoração acolhedora e sofisticada transmite a essência do lugar: uma fusão de sabores, tradição e modernidade. O cardápio é cuidadosamente elaborado para surpreender os paladares mais exigentes, com destaque para produtos de qualidade inigualável, como o presunto Joselito, considerado um dos melhores do mundo, e que já é uma referência deste espaço. Mas todos os produtos são frescos e desde logo fazemos uma ressalva aos pratos de carne que são uma verdadeira perdição. 

O conceito atravessa várias culturas gastronómicas mas com o toque de mestre do Chef Ricardo que transforma cada prato numa verdadeira obra de arte. As tapas são também alguns dos elementos a ter em conta na carta que se apresenta variado, o que torna a escolha mais difícil. Além disso, os ingredientes frescos são uma prioridade: hortaliças, frutas, peixes e carnes chegam diariamente, garantindo que cada refeição seja uma explosão de sabores genuínos.

Outro diferencial é o serviço de bar executado por um criativo bartender que combina técnica e inovação. De sangrias a cocktails elaborados, cada bebida é uma obra-prima que complementa a experiência gastronómica.

A equipa do AMISTAD é jovem, dedicada e em constante evolução, pronta para garantir que cada cliente se sinta especial. O compromisso com o crescimento e aperfeiçoamento contínuos é evidente, reflectindo a paixão que move os proprietários e que transforma o AMISTAD num spot requintado.

Aberto de quarta a domingo, o AMISTAD também é palco de eventos que celebram a cultura e a boa mesa, reforçando a sua posição como um local indispensável em Guimarães. Este é o lugar onde a amizade, a boa comida e momentos inesquecíveis se encontram. Tal como aquele que aconteceu no passado dia 18 de Dezembro. E o dia escolhido também não foi ao acaso. Nuno Machine juntou-se a esta cerimónia para apresentar os seus famosos vinhos 18 by Maniche.

O antigo jogador fez questão de fazer uma prova dos seus néctares produzidos pela renomada Quinta da Pacheca neste conceituado espaço vimaranense. "Antes de mais, é um privilégio realizar este evento em Guimarães, uma cidade que me acolheu e onde sinto o carinho das pessoas e principalmente neste espaço que considero um dos mais elegantes da cidade. O projecto começou em 2016 e, em 2018, começou a comercialização. Foi algo pensado, tal como o estágio do vinho, também eu estagiei, aprendendo e desenvolvendo o know-how necessário. Escolhi trabalhar com a Quinta da Pacheca, porque é um produtor credível, mas quis fazer o meu próprio vinho, não apenas dar-lhe o meu nome. Começámos com um blend de qualidade, crescendo de forma gradual: de 5 mil unidades iniciais, passámos para 10 mil e agora para 22 mil.

É um projecto que transformou um sonho em realidade e trouxe responsabilidades acrescidas, mas que me dá imenso prazer", ressalvou. Nuno Ribeiro, mais conhecido como Maniche, dá os primeiros passos no universo da enologia com o lançamento dos vinhos Dezoito by Maniche Tinto 2018 e Dezoito by Maniche Branco 2019. A antiga glória do futebol traz à vida dois néctares que refletem a sua paixão pelo vinho. O tinto, elaborado com Touriga Franca e Tinta Roriz, oferece um perfil frutado e notas de chocolate, enquanto o branco, feito com Viosinho e Moscatel Galego, destaca-se pela sua frescura e mineralidade. "Costumo dizer que o melhor vinho é aquele que gostamos, porque o gosto é pessoal. O meu vinho tinto é intenso, volumoso e gastronómico, o que significa que é uma combinação perfeita. Já o branco é fresco e complexo, com aromas de flores brancas e frutos tropicais, como maracujá e ananás, além de uma acidez equilibrada. São vinhos versáteis que pelo feedback ao longo dos anos agrada a quem prova", sublinhou.

São vinhos premiados nacional e internacionalmente com medalhas de ouro e prata, o que denota a qualidade do produto. "Esse é o meu principal foco, oferecer um produto de alta qualidade e associar-me a restaurantes e espaços que refletem esse padrão, como é o caso do Amistad", garantiu.
O número 18 é especial para o empresário e acabou por ser o escolhido para dar o nome ao vinho. "Foi no dia 18 que tive a minha primeira reunião com a Quinta da Pacheca e que lançámos o vinho. A minha mulher faz anos no dia 18, e tive o número 18 nas costas durante os melhores momentos da minha carreira no futebol, tanto na seleção nacional como em clubes como o Porto e o Atlético de Madrid. É um número cheio de coincidências e histórias que fazem parte da minha vida, e pareceu-me perfeito para representar este projecto", concluiu.

O AMISTAD acolheu este evento com a elegância de sempre. Quem já teve a oportunidade de experimentar tem a perfeita noção da sumptuosidade refletida em cada ângulo do espaço e a excelência de cada prato. Quem ainda não teve o prazer de conhecer o melhor é apressar-se e descobrir o que torna o AMISTAD tão especial. Reserve sua mesa e embarque nessa experiência única, porque ser diferente nunca foi tão saboroso!

 

Imprimir Email