BIGGER: Depois de vencer a 35ª edição do concurso «Chefe do Ano» o Chef Diogo Novais Pereira retoma os jantares temáticos do Restaurante Porinhos

images/BIGGER/2024/Junho/f5e30d13-fbd1-4efd-8e98-61274ffea35e.jpg

Nem a exigência e o natural desgaste do concurso mais antigo de cozinha para profissionais em Portugal, o «Chefe do Ano», onde ganhou tudo o que havia para ganhar, demoveu o Chef Diogo Novais Pereira de mais um evento gastronómico.

Desta vez foi o «O Polvo É Quem Mais Ordena!». Foi lindo!

À festa juntou-se Paulo Coutinho, enólogo da Quinta do Portal, de Sabrosa, região do Douro, com quatro vinhos selecionados de acordo com o menu proposto pelo Chef. Que harmonia!

As cinco entradas foram acompanhadas por um rosé colheita de 2023. Foi um desfilar de polvo: O tradicional polvo com molho verde de aipo, carpaccio de polvo com couve flor e alcaparras, ceviche com as cabeças do polvo para despertar emoções com acidez e o picante da malagueta… Assim como que um morno, mas fresco, ácido e picante… Divinal! E ainda pataniscas de polvo com maionese wasabi e polvo à galega.

Depois uma versão personalizada de uma caldeirada de polvo, a acompanhar por um branco reserva de 2023.

A seguir mais um clássico, filetes de polvo com ervilhas de quebrar e sumo de limão e arroz de polvo soltinho, combinado com um vinho tinto forte, um tinto barroca de 2020.

Para a sobremesa o Chef criou algo completamente diferente e extraordinariamente apelativo ao olhar. Estamos naturalmente habituados ao polvo como algo salgado e aqui foi transformado em doce… Misturou a água do polvo com um granizado de morango, caju e outros 'truques', juntou um caramelizado e uns marshmallows e voilá, ficou delicioso e com um aspecto fantástico. Para melhorar só mesmo a harmonização escolhida pelo enólogo Paulo Coutinho, um porto tawny 10 anos!

Definitivamente a criatividade está na essência do Chef Diogo Novais Pereira. E juntando produtos de elevada qualidade, o resultado só pode ser um: magnífico!

Mais um desafio superado, desta vez com o polvo. Com oito pernas, uma cabeça e águas. Trabalhar todas as partes do polvo e todo o tipo de polvos, pequenos e grandes da costa algarvia…

Este está feito e o próximo já está marcado, uma festa a sério para fechar o verão: 18 de Setembro é a «A Ordem da Cabidela».

 

Imprimir Email