BIGGER: Causas Típicas dos Entupimentos
Os entupimentos nos sistemas de canalização podem causar vários problemas, como é o caso da redução do fluxo de água, o que a longo prazo pode levar a reparações dispendiosas. Um lavatório entupido, um ralo de chuveiro com pouco vazão ou uma sanita que não descarrega corretamente o autoclismo podem causar grandes perturbações na nossa rotina diária.
Compreendendo as causas
Compreender as causas comuns dos entupimentos nos nossos sistemas de canalização ajudar-nos-á a evitar que tais situações voltem a acontecer, bem como à preservação e manutenção de um ambiente saudável no espaço onde vivemos ou frequentamos. Para perceber como tudo isto funciona, as linhas de escoamento são conduzidas à linha de esgoto principal, que por sua vez envia todos os resíduos diretamente para o sistema de esgotos. Se um cano fica entupido, então o sistema de escoamento deixa de funcionar corretamente, o que leva a que esses resíduos transbordem pelas sanitas, lavatórios, chuveiros, dando espaço a outros problemas.
Conduta principal de esgoto
Ao depararmo-nos com um entupimento na conduta principal de esgotos, torna-se difícil resolver o problema por nós próprios, uma vez que estes tubos estão frequentemente bem enterrados no solo. Para resolvermos tal situação, precisamos de equipamento especial e de conhecimentos profissionais e nesse caso convém contactar uma empresa como a SOS Multiassistência. No entanto, é perfeitamente possível evitar que tais situações aconteçam e, em certos casos, até mesmo revertê-las. Como tal, ao longo deste artigo vamos abordar não só algumas das causas destes entupimentos, como também várias formas de os evitar.
Uma das razões mais comuns para o entupimento dos sistemas de canalização são os objectos que não são adequados para serem despejados na sanita, tais como brinquedos, jóias e até mesmo pequenos artigos domésticos. Outros objectos que são também erradamente despejados na sanita são pensos higiénicos e até mesmo cotonetes. Para evitar que tais situações aconteçam, procure não deitar nada para além de papel higiénico na sanita, e se tiver crianças ao seu redor, é crucial explicar a importância de não deitar brinquedos ou outros objectos inadequados na sanita.
O cabelo, ou até mesmo os pelos corporais e faciais, como é o caso dos homens ao fazerem a barba, são também outra causa basta comum de entupimentos nos sistemas de canalização. O cabelo, bem como os pelos, podem ficar presos nos canos, especialmente nos chuveiros e nos lavatórios das casas de banho, causando um bloqueio no sistema de canalização. Para evitar este tipo de entupimento, é sempre uma boa ideia investir num filtro de drenagem de qualidade, que permita reter o cabelo e outros detritos antes de entrarem nos canos.
Entupimentos na cozinha
Na cozinha, são também vários os motivos que podem levar ao entupimento dos sistemas de canalização. Vamos começar pela gorduras e pelos óleos. Sempre que cozinhar, procure colocar a gordura ou o óleo num recipiente descartável, como uma garrafa, para posteriormente a colocar num oleão mais próximo. Se por ventura a gordura e o óleo
solidificarem nas panelas, frigideiras e/ou pratos, raspe-os para um recipiente separado antes de os lavar, ou deite-os diretamente no caixote do lixo.
Algo que também não ajuda é deitar restos de comida pelo ralo enquanto se lava a loiça. É sempre aconselhável ter um filtro, um dispositivo que evita que esses restos sejam despejados pelo cano abaixo.
A obstrução dos canos de esgotos pode resultar num cheiro bastante desagradável. Este odor provém de esgotos entupidos, o que indica que existe um problema no sistema de canalização que tem de ser resolvido imediatamente para evitar inundações ou até mesmo infiltrações. Tais odores presentes nas canalizações podem até mesmo representar riscos para a saúde devido às bactérias nocivas presentes nos esgotos.
Confirme sempre o estado da saída de esgoto
Normalmente, a maioria das casas tem uma saída de esgoto, que consiste numa caixa de esgoto contendo vários tubos e com uma tampa como acesso. Normalmente localizada na cave ou no exterior do edifício, para acedê-la, basta levantar essa mesma tampa e, se tiver
sorte, o entupimento pode estar na saída desses canos, permitindo assim a sua remoção manual. Uma limpeza periódica dos canos é aconselhável para evitar qualquer situação desagradável.
Na maioria dos casos, não será difícil resolver certos entupimentos. Para isso basta retirar os detritos e permitir que os resíduos escoem normalmente, e assim restabelecer a habitabilidade normal de qualquer espaço. No entanto, é preciso ter em conta que, provavelmente, os entupimentos continuarão a ocorrer até que a linha de esgoto seja completamente desobstruída, pelo que não hesite em contactar um profissional.