BIGGER: O regresso dos jantares temáticos do Chef Diogo Novais Pereira ao Restaurante Porinhos
Depois das festas, para começar bem o ano… Bacalhau! Ninguém, nunca, fica farto desta iguaria! E há tanto para descobrir!
O Chef Diogo Novais Pereira desafiou o Chef Rui Martins, do Restaurante Culto ao Bacalhau, no Portuense Mercado do Bolhão, para realizar um evento de culto em jeito de homenagem ao bacalhau.
Os vinhos estiveram a cargo de um verdadeiro especialista na matéria, o enólogo alentejano Joaquim Arnaud, sempre muito prestável nas explicações e justificações das escolhas para cada momento.
Das várias entradas destaque para uma belíssima versão de bolinhos de bacalhau, um inovador rissol com recheio de bacalhau à espanhola e um puré de grão de bico em calda de bacalhau com tomate assado, divinamente harmonizados por um Alvarinho intitulado «Álvaro Pequenino», de 2022, uma estreia no norte do país, uma vez tratar-se de um vinho fora do circuito, com uma pequena produção de apenas 4 mil garrafas destinadas exclusivamente para a restauração, com enologia de Abel Conde, Jorge Páscoa e do próprio Joaquim Arnaud.
E continuou-se a desenvolver o bacalhau, desta feita à Zé do Pipo, com um vinho branco de 2015, pleno de frescura e juventude, o A-MSR ( que significa: Arinto - Mar de Colares, Rio Tejo e Serra de Montejunto) e ainda um arroz de forno com costela mindinha assada em forno a lenha, acompanhada por um tinto de 2016, Pinot Noir e Touriga Nacional, da Quinta dos Plátanos.
Mas para o fim, ninguém imaginaria, a sobremesa que a todos surpreendeu: ovos moles com calda de bacalhau e cobertura de mil folhas. Uma sobremesa feita durante três dias! Desde a calda, o descanso até a fritura… Que maravilha! E que bem combinou o Moscatel de Setúbal 2021 das caves Joaquim Arnaud.
Neste evento teve também lugar a apresentação do novo azeite com o rótulo Porinhos, com a marca de qualidade Bom Sucesso e em breve será também lançado o vinagre e o vinho verde com esta rotulagem.
Uma noite de partilha, convívio, aprendizagem, descoberta… Mais um evento de culto, que sabe sempre tão bem!
Está, mais uma vez, de parabéns o Chef Diogo Novais Pereira e o Restaurante Porinhos, definitivamente na rota da gastronomia nacional, sem nunca perder a sua regionalidade. Assim dá gosto!