Nuno e Gonçalo da Camara Pereira animaram cerimónia anual da Real e Militar Ordem de São Miguel da Ala

images/BIGGER/2023/Outubro/ordem_de_s_miguel_7.jpg

A capela Palatina do Paço dos Duques de Bragança foi o cenário escolhido para a realização da tradicional cerimónia anual da Real e Militar Ordem de São Miguel da Ala, a fim de comemorar o dia do Arcanjo São Miguel, que se celebra no dia 29 de Setembro.

A data é assinalada por cristãos, judeus e muçulmanos como uma homenagem a um dos sete espíritos puros de Deus. São Miguel é o líder dos exércitos celestiais, sendo o 'anjo do arrependimento e da justiça'.

Todos os anos é designada uma localidade, onde haja Cavaleiros Professos, que por conveniência da maioria realizou-se a 1 de Outubro, tendo a eucaristia sido presidida pelo Padre José Antunes, insigne vimaranense, pároco da Unidade Pastoral de S. Sebastião & S. Paio.

Para além da cerimónia religiosa foi instituída a Comenda do Norte de Portugal - Dux Portugallia Septentrionalis, sendo nomeado seu comendador (Dux) Armandino Lopes, Cavaleiro Professo da Real e Militar Ordem de S. Miguel da Ala há vinte anos. Tendo ainda sido investidos os novos Cavaleiros e a Dama Magnina Antunes.

As comemorações culminaram com um jantar no centro histórico, que contou com a presença dos conceituados músicos Gonçalo e Nuno da Camara Pereira que animaram o repasto e ainda houve a execução de um leilão de três obras de arte da jovem artista plástica Bruna Pimenta de Sousa. O valor angariado foi revertido na totalidade para a Associação de Socorro e Amparo – ASA – Colégio do Menino Jesus em Carnide, que acolhe crianças e meninos carenciados, sendo a Real e Militar Ordem de São Miguel da Ala patrona de ambos.

 

Imprimir Email