BIGGER: A importância de camas articuladas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida

Quando falamos de camas articuladas para idosos, por norma, referimo-nos a cenários muito complicados de doença ou de total perda de mobilidade, contudo o mobiliário geriátrico foi pensado, acima de tudo, para promover um estilo de vida confortável e minimizar as limitações na terceira idade.

As camas eléctricas articuladas são igualmente indicadas para pessoas que tenham sido diagnosticadas com uma doença crónica que de alguma forma limita a mobilidade, e para quem, sendo saudável, foi perdendo a agilidade, efeito do avançar da idade.

Noites tranquilas e descansadas

Uma das queixas mais frequentes dos idosos é a falta de qualidade do sono a partir de certa altura. O sono começa a ser mais leve e mais curto, o corpo ressente-se de estar tantas horas deitado, e encontrar uma posição confortável para dormir é um enorme desafio, devido à pressão na lombar.
Para este tipo de realidade, escolher uma cama elétrica articulada é uma excelente decisão. Este tipo de cama é extremamente confortável, e permite ajustar a sua estrutura até descobrir a melhor disposição para o corpo descansar.

Sono mais silencioso

O sistema respiratório também passa por algumas transformações à medida que vamos tendo uma certa idade. Os músculos começam a relaxar mais, aparecem as obstruções que levam ao fechar das vias respiratórias, e a probabilidade de as pessoas idosas sofrerem de apneia do sono ou/e ressonarem é muito elevada.
As camas articuladas para idosos permitem elevar a cabeceira de uma forma natural, sem ter que colocar inúmeras almofadas por debaixo do pescoço. Dormir com a cabeça um pouco mais elevada do que o nível do corpo, permite que o ar circule mais facilmente, já que as vias aéreas se mantêm abertas. Também o sangue consegue ganhar mais fluidez, quando dorme em mobiliário geriátrico, prevenindo doenças cardíacas.

Afastar a sensação de pernas cansadas e pesadas

Referimos anteriormente os benefícios que a utilização de uma cama elétrica articulada traz para o sistema circulatório, e vale a pena debruçarmo-nos mais sobre o assunto.
Quem tem mobilidade mais reduzida ou quem tem que passar muito tempo deitado, vê-se muitas vezes obrigado a lidar com problemas na circulação sanguínea. Uma das formas de aliviar estas consequências, é colocar a cabeça e parte do tronco mais elevados. Há quem faça torres e pilhas de almofadas para contornar situação, contudo o desnível criado desta forma pode causar lesão na zona cervical.

Opte por uma cama articulada para idosos, na qual conseguirá controlar a elevação da cabeceira, mas não só. Nos casos de retenção de líquidos, que causam um inchaço considerável nas pernas e nos pés, pode igualmente levantar a essa zona da cama para que o sangue flua facilmente.

Descansar bem para um coração saudável

Se sofre de algum problema cardíaco, este tipo de camas são igualmente a opção certa. Numa cama convencional, os pontos de pressão no corpo aumentam, obrigando o coração a um esforço extra. Já numa cama elétrica, a posição é ajustada para oferecer um maior conforto ao idoso ou à pessoa com mobilidade reduzida, e para estimular bom funcionamento do coração. Para proteger o seu coração, o ideal é recorrer ao mobiliário geriátrico.

Digestão facilitada, mesmo deitado

Para quem está dependente de uma cama para ter qualidade de vida, os momentos a seguir às refeições podem ser muito desconfortáveis. O corpo não consegue fazer a digestão de uma forma natural devido à sua posição. Começam a surgir efeitos secundários como a azia, o refluxo ácido e o ardor no peito.
Já basta ter que fazer as suas refeições na cama, quanto mais ficar incomodado durante a digestão. Ao passar para uma cama articulada elétrica conseguirá encontrar a posição ideal para desfrutar das refeições e para o momento digestivo que se segue.

Levantar e deitar de forma simples e leve

Para além do possível incómodo sentido durante a noite, para algumas pessoas mais velhas ou com problemas de mobilidade reduzida, o levantar e o deitar na cama, parecem provas olímpicas.
Também nestas situações, uma cama elétrica, encontrada no mobiliário geriátrico pode ser uma enorme mais-valia, já que permite subir e descer a estrutura para facilitar este tipo de movimento. Ao entrar e sair da cama desta forma, estará igualmente a ganhar autonomia, uma vez que o poderá fazer sem ajuda de terceiros.

 

Imprimir Email