Quanto custa carregar um carro elétrico? E quanto tempo demora? (pub.)

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Embora para muitos sejam já claras as vantagens de ter um carro elétrico, ainda existem dúvidas comuns, sobretudo quanto ao preço dos carregamentos e ao tempo que tardam.

A verdade é que antes de lhe podermos responder a esta questão, temos de começar por esclarecer que não há uma resposta definitiva para todos os carros. Isto porque o tempo de carregamento de um carro elétrico varia em função de diversos factores, o que acaba também por condicionar o custo final. 

Além disso, em Portugal, existem vários distribuidores de eletricidade a atuar a nível nacional, cujos preços variam em função dos serviços contratados - para se informar melhor sobre as condições de cada um, recomendamos-lhe recorrer à Eligenio, de modo a recolher mais informação sobre a melhor empresa a contratar.


Relativamente ao tempo que pode demorar a carregar um carro elétrico, como dizíamos, existem vários factores a ter em conta. É o caso de:

  • A intensidade da corrente disponível.

  • A potência do carregador do carro.

  • Se o carregamento é exclusivo ou se estão a ser carregados outros veículos elétricos ao mesmo tempo;

  • Igualmente importante é o nível da bateria. Se, por exemplo, carregar um elétrico cuja bateria está já com menos de 20%, esta demora mais a carregar. Por norma, os carregamentos são mais rápidos quando as baterias apresentam uma carga com mais de 80%.

  • Outro factor importante e muitas vezes descurado é a temperatura ambiente. Por norma, nos climas mais frios, os carros tendem a demorar mais tempo a carregar.

A par de tudo isto, é também importante o posto de carregamento que usa. Nesse sentido, existem três opções.

  1. PCN | Posto de Carregamento Normal: Este tipo de posto transfere eletricidade para os carros numa potência que pode ser igual ou inferior a 22 kWh. Na prática, numa potência mais baixa (de 3,7 kWh, por exemplo) isto significa que para carregar uma bateria a 100% pode demorar umas oito horas. Já num posto cuja potência seja 22 kWh pode chegar aos 89% de autonomia em apenas uma hora (tal vai sempre depender da marca do seu eletrólito).

  2. PCR | Posto de Carregamento Rápido: Tratando-se de um posto de alta potência, a transferência de eletricidade é feita com uma potência superior, a 22 kWh. Tal significa que para chegar aos 80% ou mais de bateria, apenas precisa de 20 minutos, no máximo meia hora (também aqui a marca do carro elétrico pode fazer a diferença). Assim sendo, um PCR tende a apresentar um preço mais alto, pois trata-se também de uma opção mais rápida e eficiente.

  3. Posto de carregamento doméstico: Se optar por ter um posto de abastecimento em sua casa ou na empresa, aqui, o tempo de carregamento do carro depende muito do tipo de tomada que tiver. Nesse sentido, se se tratar de uma tomada convencional, vai precisar de umas oito horas para conseguir os 100 km de autonomia. Já com um carregador próprio, o tempo estimado tende a ser entre cinco e três horas (ou até um pouco menos) dependendo da potência. 


Como pode ver, na hora de responder a estas questões são muitas as variantes a ter em conta. POr isso mesmo, antes de comprar um carro elétrico, deverá ponderar o real uso, assim como todos os custos e os postos de carregamento que tem ao seu alcance. Para que tenha uma ideia, para os condutores com um uso intensivo do carro, instalar uma tomada em casa acaba por ser, a longo prazo, mais vantajoso. Nada melhor do que fazer as (suas!) contas!

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