Maria Manuel Pinto é a coordenadora do Centro Qualifica

images/BIGGER/2023/Fevereiro/IMG_3848.jpg

O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de Fevereiro e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo. Estima-se que existam mais de sete mil línguas em todo o globo, porém, metade destas corre o risco de desaparecer.
A data foi proclamada pela UNESCO em 1999 e serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em Fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh, onde vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.

Para assinalar a data, e porque queremos que o português continue a ser uma das línguas mais faladas no mundo, fomos ao encontro da professora Maria Manuel Pinto, coordenadora do Centro Qualifica que promove cursos de Português Língua de Acolhimento. Esta oferta formativa do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda conta com a presença de alunos de diferentes nacionalidades e contextos sociais. Há representantes de El Salvador ao Irão, passando pelo México, Colômbia, Eritreia e Ucrânia. Têm em comum a necessidade de comunicar em português, aceitando a oferta formativa que permite a certificação com níveis de domínio da língua necessários para o cumprimento dos requisitos para a obtenção de nacionalidade ou títulos de residência de longa duração.

Entrevista na íntegra na BIGGERmagazine de Fevereiro!

 

Imprimir Email