Manuela Alves é uma vencedora do cancro da mama
Não houve um único dia desde que soube que padecia de cancro que a sua boa disposição fosse abalada pela doença. A sua energia contagia quem a conhece e quem não conhece não fica indiferente à sua garra de se manter sempre alegre e sorridente. Nem quando teve de se submeter às sessões de quimio e radioterapia teve pena de si própria e vestiu o papel de vítima. Já lá vão 16 anos desde que descobriu que tinha um nódulo maligno na mama esquerda e, apesar desta ser uma história com final feliz, até à superação foram muitos os momentos de grande sofrimento.
É no dia 4 de Fevereiro que se comemora o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. O cancro da mama ainda é o mais prevalente entre as mulheres. Para ter uma ideia, em Portugal, todos os anos surgem cerca de sete mil novos casos e 1.800 mulheres morrem de cancro da mama. Todos sabemos o quão difícil é lidar com esta doença, seja de forma directa ou indirecta. Manuela Alves, com a simpatia que lhe é característica, mostrou que a sua vontade de viver move montanhas.
Manuela Alves ou Nelinha, como é carinhosamente tratada por quem a conhece, tem 61 anos e espírito de 20. É natural de Guimarães. Mãe de dois filhos e avó de cinco netos. Uma mulher com vitalidade para dar e vender. Alma jovem, mente aberta e um coração imensamente bondoso. Com toda a certeza o cancro não escolhe quem vai atingir, mas podemos escolher como vamos lidar com ele. Desde o início manteve-se firme, encheu-se de esperança e decidiu nunca desistir.
A história completa de superação na BIGGERmagazine de Fevereiro!