BIGGER: Prémio Inovação Alimentar arranca hoje e pretende dar palco a projetos que se destacam pelas suas características diferenciadoras no mercado
A Auchan Retail Portugal acaba de lançar a primeira edição do Prémio Inovação Alimentar, uma iniciativa que pretende premiar e promover as empresas que trabalham produtos, serviços e embalagens, de forma inovadora, no sector agroalimentar. As candidaturas começam hoje, 16 de Janeiro, e decorrem até 17 de Março.
Com este desafio, a Auchan oferece às empresas a oportunidade de apresentarem os seus projetos de inovação, promovendo, também, a sua comercialização. Para participar, as empresas devem preencher o formulário numa das três categorias existentes – Prémio Inovação Produto; Prémio Inovação Serviço; e Prémio Inovação Embalagem – em: https://auchaneeu.auchan.pt/food-lovers/premio-inovacao-alimentar. A avaliação dos projectos terá como critérios de escolha a inovação e originalidade, a relevância e fundamentação, as propriedades nutricionais e organolépticas, e a sustentabilidade.
O prémio para as empresas vencedoras – um por categoria – é a comercialização do produto ou serviço nas lojas Auchan, e em auchan.pt; a presença no palco de inovação ‘Future Taste’; apoio na comunicação externa de forma a aumentar a notoriedade e visibilidade do produto ou serviço; e a integração no Programa de Acompanhamento Netmentora, com acompanhamento individual e sessões de acompanhamento colectivo.
Com o lançamento deste prémio a Auchan reforça o seu posicionamento enquanto especialista alimentar, ao mesmo tempo que continua a democratizar o acesso à inovação alimentar. O objetivo é dar palco a estas empresas/produtos, mas também disponibilizar uma oferta cada vez mais diversificada com artigos inovadores e exclusivos aos seus consumidores e clientes, que cada vez mais apostam numa alimentação do futuro.
Os projetos a concurso deverão ter sido desenvolvidos durante o ano de 2022 ou já estar em fase suficientemente avançada para permitir a avaliação do júri em março de 2023. Os prémios são direcionados a pequenas, médias e grandes empresas, grupos de empresas ou empresas recém-criadas, desde que façam parte do setor agrícola ou da indústria agroalimentar.
Recorde-se que a Auchan lançou, em 2021, o Future Taste, um espaço que dá a conhecer, mensalmente, novas tendências alimentares e produtos inovadores. Desde então, já passaram por este espaço produtos como salmão e bacon vegetal, carne à base de fruta, snacks de grilos, barras de tempeh, manteiga vegetal, entre outros.
O formulário de inscrição e o regulamento podem ser encontrados aqui.