BIGGER: Bootcamp de Programação: o que é, como funciona e como participar?
Um bootcamp de programação oferece uma formação intensiva de curta duração que se concentra no desenvolvimento de competências que se podem adaptar a vários sectores.
Neste formato de educação, os estudantes investigam os princípios da programação, adquirem conhecimentos sobre ferramentas, linguagens de código e software utilizados, e concluem tarefas e projetos complexos de programação.
A Wild Code School, escola internacional de formação em tecnologias de informação com mais de 20 campus por toda a Europa, lançou recentemente em Portugal, o seu bootcamp de
programação, com duração de 3 meses, de forma intensiva e inovadora, em formato remoto ou presencial.
Assente numa vertente prática, os formandos terão a oportunidade de trabalhar em desafios baseados em contexto real, fazendo com que estes, enquanto constroem o seu portefólio, sejam bem preparados para ingressar no mercado de trabalho. O guia que se segue fornece respostas para as mais típicas questões acerca dos bootcamps de programação.
O que são bootcamps de programação?
São necessários muitos meses para completar uma formação rigorosa, prática no campo de formação de programação.
As pessoas que participam num bootcamp terão acesso a métodos de educação em formato presencial, online, híbrido, a tempo inteiro, e a tempo parcial.
Os bootcamps de programação oferecem um ambiente de aprendizagem programado e extremamente estruturado com professores qualificados que o conduzem do princípio ao fim.
Os alunos podem selecionar bootcamps que se concentram em setores específicos da carreira informática, tais como o web development, data analytics, ciber-segurança, UX/UI, e engenharia de software que são áreas de ênfase comum.
Os bootcamps instruem os estudantes na utilização da programação em tarefas reais. Estes cursos incluem frequentemente módulos sobre os mais recentes softwares, ferramentas e
práticas da indústria, bem como linguagens de programação como JavaScript, SQL, e Python.
A maioria dos candidatos têm pouca ou nenhuma experiência de programação. Quando é necessário testar competências, os bootcamps incluem frequentemente cursos de preparação
criados para colmatar estas lacunas de conhecimento.
De modo a determinar se um bootcamp se alinha com os seus objetivos pessoais e profissionais, pode também ser exigido a um candidato que participe numa entrevista.
Como funcionam os bootcamps de programação?
Os modelos utilizados para conduzir bootcamps de programação podem ser síncronos, assíncronos, ou híbridos.
As aulas síncronas são realizadas em reuniões on-line em tempo real entre estudantes e professores. As palestras e conversas são fornecidas através de uma plataforma de vídeo, e as aulas funcionam muito como as sessões presenciais funcionam.
A aprendizagem assíncrona é mais autónoma, uma vez que os alunos se deslocam através do material do curso ao seu próprio ritmo e aderem a prazos que se enquadram nos seus horários. Materiais de leitura adicionais e vídeos de professores gravados podem fazer parte dos trabalhos do curso. Quando necessário, os alunos podem também conectar-se através de vídeo e fóruns de discussão.
Os bootcamps de programação contêm muita informação nos seus currículos, mas têm apenas um objectivo: ensinar competências práticas que os ajudarão a competir por empregos.
Concentram-se nos fundamentos, tais como linguagens e estruturas de desenvolvimento, tecnologias web, e bases de dados significativas.
Estes bootcamps oferecem mais do que apenas a preparação da carreira para os diversos sectores onde se aplica.
Fornecem assistência na carreira para ajudar os estudantes a aumentar a sua comercialidade e a identificar as melhores perspectivas de emprego.
Durante a sua experiência de bootcamp, os participantes podem beneficiar de cursos sobre redes de contactos, técnicas de entrevista, e conduzir as melhores práticas, para além de
aprenderem a programar.
Como participar num bootcamp de programação?
Para os tecnólogos novatos ou para aqueles com horários ocupados, os bootcamps são uma alternativa fantástica.
Isto significa que é altura de escolher a melhor escola de programação, inscrever-se, e começar a sua jornada educacional.
Antes de começar a sua formação, fazer alguma pesquisa irá ajudá-lo a encontrar um programa que se adapte às suas necessidades e o posicione para um futuro gratificante.
A sua experiência em programação pode preparar o caminho para uma fantástica carreira informática com empresas emergentes Uma vez inscrito no bootcamp, pode confiar nestas capacidades fundamentais para se sair bem nas primeiras semanas. A preparação é uma parte vital para se colocar no caminho para uma carreira na programação.
Não só ajudará a guiá-lo no início, como também o ajudará a compreender melhor os bootcamps na totalidade.