Teresa Antas de Barros em família

images/BIGGER/2022/Dezembro/kasjh.jpg

Teresa Antas de Barros tem 43 anos, é advogada e vimaranense e casou há 10 com Pedro Reis, 45 anos, barcelense, também ele advogado. Ambos licenciados em Direito conheceram-se através de amigos em comum e, pelos imperativos profissionais, também se foram encontrando num e noutro tribunal. Teresa foi viver para Barcelos, mas trabalha em Guimarães, o que significa que vem todos os dias da terra do galo para cá. "Inicialmente ficou decidido assim, mas com a possibilidade de haver uma mudança caso as viagens começassem a ser muito cansativas", avançou. Pedro Reis acrescentou que a decisão teve a ver com o facto de que o apego a Guimarães era diferente do seu a Barcelos, uma vez que devido à profissão do pai, Teresa viveu em várias cidades, nomeadamente Montalegre e Póvoa de Varzim, onde aliás fez praticamente todo o seu percurso escolar. No entanto, admitiu que é uma viagem rápida e já se habituou ao ritmo.

São pais de Pedro, de seis anos, e apesar de ainda faltar muito tempo para ele decidir alguma coisa sobre o seu futuro profissional, os progenitores não acreditam que ele escolha Direito. "Neste momento quer ser jogador de futebol, mas já quis ser polícia...", referiram. Porém, a mãe acredita que ele vai ser da área das ciências. Não tem irmãos, mas a família é enorme e primos não lhe faltam.

A família paterna de Teresa já anda de mãos dadas com a justiça há quatro gerações. O bisavô, o avô e o pai são juízes. Uma família com raízes minhotas, embora o pai da advogada só tenha vindo para Guimarães por razões profissionais, e entre as muitas opções que tinha na altura escolheu a Cidade-Berço, porque a avó do seu avô era vimaranense. Poderá parecer um pouco confuso, mas o importante é reter que escolheu a cidade que tem na sua génese o nascimento de um País. Já a parte materna da família é de Guimarães, ligada ao ramo da indústria têxtil, apesar da mãe ser professora de matemática. Mas parece que a veia mais profunda foi a de Direito e Teresa e os irmãos enveredaram pela advocacia, excepto a irmã mais nova que preferiu arquitectura.

Conheçam o Natal tradicional das famílias Antas de Barros / Reis na edição de Dezembro da BIGGERmagazine!

 

Imprimir Email