BIGGER: Clínica Espregueira: unidade móvel chega a Guimarães

Esta nova marca dará continuidade a um projecto antigo, que nasceu na cidade do Porto, com a Clínica do Dragão, e que pretende agora expandir-se para o resto do País. Dedicada à prestação de cuidados de saúde especializados no sistema locomotor, com o objectivo de dar resposta aos cada vez mais numerosos e incapacitantes problemas articulares, com enfoque nas lesões de desgaste articular, desportivas e nos tratamentos diferenciados em medicina regenerativa, a Clínica não descora e reforça de forma continuada as mais de 40 especialidades médicas que coloca à disposição de todos.
Inserido no processo de expansão em curso, a Clínica Espregueira arrancou com um projecto inovador em Portugal, levando a diferentes localidades cuidados de saúde e tratamentos já prestados na Clínica do Porto.
A ideia da Clínica Espregueira Móvel surgiu nos anos 90, durante a época de estágio que o Professor João Espregueira-Mendes, Administrador da Clínica Espregueira, realizou na Clínica Mayo, nos EUA.

Este tipo de unidades móveis já existiam nos EUA, noutras especialidades. O projecto esteve adormecido durante vários anos, mas o entusiasmo de um membro da equipa da Clínica fez com que avançasse agora.
É o primeiro projecto de unidades móveis dedicadas ao sistema locomotor na Europa. A Clínica Móvel tem como principal objectivo a realização de uma medicina de proximidade, isto é, levar especialistas e tratamentos de medicina regenerativa, de última geração, às populações do interior.
As lesões articulares já são a maior despesa em saúde no mundo atingindo, em Portugal, milhões de pessoas. Este problema é causado, essencialmente, pelo aumento contínuo da esperança de vida, a prática de exercício físico mal orientada e por acidentes.
A prevenção e o tratamento precoce deve ser uma preocupação e uma aposta de todos. Na Clínica Espregueira existem, actualmente, programas de prevenção que podem evitar cerca de 50% das lesões. O tratamento precoce destas patologias, com tratamentos ortobiológicos de última geração, poderá dar qualidade de vida e, em muitos casos, evitar cirurgias.

A unidade móvel está presente nas cidades de Aveiro, Águeda, Amarante, Chaves, Oliveira de Azeméis, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Real. A partir do mês de Outubro, com a segunda unidade móvel, a Clínica chega às cidades de Peso
da Régua, Lamego, Viseu, Marco de Canavezes, Amarante, Guimarães, Felgueiras e Braga. Em 2023, será coberta a região de Lisboa e, posteriormente, a região centro e sul. Já em 2022, a Clínica Espregueira terá a primeira clínica em Espanha.

A unidade móvel disponibiliza um médico e um enfermeiro, em presença física, e um especialista, online. Nesta clínica, são realizados tratamentos injetáveis de medicina regenerativa (ortobiológicos) que atrasam ou podem mesmo evitar a cirurgia. A Clínica Móvel tem duas salas de consulta, uma sala de espera e uma sala de tratamentos, com fluxo laminar e equipamentos de última geração.
Para além da prestação de cuidados de saúde, a Clínica Espregueira aposta de forma continuada na formação dos seus recursos humanos, em investigação científica própria, trabalho académico, ensino e no reconhecimento internacional.

Os doentes poderão usufruir de consultas com médicos pós-graduados e altamente
especializados, nos referidos tratamentos para as articulações (artrose, lesões das cartilagens, meniscos, ligamentos, tendões, osso, músculos, entorses, tendinites, etc.). Neste caso, a primeira consulta de avaliação é gratuita. Também terão acesso a consultas de muitas outras especialidades com um médico presente e, simultaneamente, um especialista online diferenciado na patologia em causa. A Clínica Móvel funciona das 9h00 às 18h00. As marcações devem ser realizadas através do telefone 220100112, ou do site www.clinicaespregueira.com. Neste primeiro período de actividade já foram tratadas cerca de 2 mil pessoas.

 

 

Imprimir Email