Henrique Santos é especialista em Cibersegurança
O Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month - ECSM) é comemorado durante o mês de Outubro, com centenas de eventos e actividades distribuídas por 28 países da Europa.
As iniciativas visam implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço. O objectivo é sensibilizar não só os cidadãos, mas também as empresas para os comportamentos que devem ter no que respeita à segurança online, de forma a prevenir eventuais ameaças.
Numa altura em que tanto se ouve falar de burlas na internet e de outros perigos associados ao ciberespaço, nunca é demais alertar para os cuidados a ter com o uso da internet.
Quem nunca se apercebeu que os anúncios que aparecem no telemóvel coincidem com conversas que teve com alguém sobre algum produto e de repente isso aparece-lhe nas sugestões de anúncios quando está a ler uma notícia no smartphone? Já lhe aconteceu, não é? A verdade é que estamos quase sempre 'online' e isso permite que os nossos equipamentos saibam quase tudo sobre a nossa vida. Onde estamos, para onde nos deslocamos e até o que conversamos. Paralelamente a isto e com a pandemia da Covid-19 que nos obrigou a estar em casa e exigiu o fecho da maioria do comércio, as vendas online cresceram de uma forma galopante. Se antes de sermos atacados pelo SARS-Cov 2 eram muitos os que usufruiam de serviços como o Revolut, Paypal, MB Way, entre outros, agora são ainda mais os que descarregaram as APP's para poderem mais facilmente pagar as suas compras, alegadamente, com maior segurança, Mas, infelizmente, não é bem assim! Todos os serviços estão sujeitos a 'erros' que são aproveitados pelos chamados hackers no sentido de aceder a contas bancárias e a plataformas com o intuito de roubar ou burlar. Até os mais atentos e cuidadosos estão sujeitos a ser enganados e não há forma de controlar isso. Para melhor nos explicar estas novas tendências associadas ao ciberespaço fomos falar com o professor da Universidade do Minho, Henrique Santos, especialista em cibersegurança e Presidente da Associação Portuguesa para a Proteção de Dados (APPD) e do Comité Nacional CT136 - Segurança em Sistemas de Informação.
Saiba mais pormenores sobre cibersegurança na BIGGERmagazine de Outubro!