Gabinete Alzheimer de Guimarães apoia doentes demenciais

images/BIGGER/2022/Setembro/WhatsApp_Image_2022-08-09_at_120856_3.jpeg

A memória é quase uma caixa de pandora, onde guardamos tudo de bom ou mau que nos acontece. É através dela que recordamos o passado, que recolhemos informações no presente que poderemos usar no futuro. E se não tivéssemos memória? Já imaginou a vida sem memória? E se para além da perda de memória, perdesse a noção da maioria das coisas que pode ou não fazer. Do certo e do errado. Se de repente desaprendesse a falar. O Alzheimer provoca tudo isto e muito mais!

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se caracteriza pela morte neuronal em determinadas partes do cérebro, com algumas causas ainda por determinar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estimou no início deste ano, que Portugal possa ter mais de 351 mil pessoas com demência em 2050, actualmente são cerca de 60 mil. Em 2019 as demências tornaram-se a sétima causa de morte e é cada vez mais comum o surgimento destas doenças. O número é preocupante e, por isso, nunca é demais falar sobre o assunto, até porque no dia 21 assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Para que a data não fosse esquecida, fomos falar com o coordenador do Gabinete Alzheimer de Guimarães, Fernando Alves Pinto, que falou sobre este projecto integrado na Associação Alzheimer Portugal.

Conheça o projecto na BIGGERmagazine de Setembro!

 

Imprimir Email