BIGGER: Auchan lança Birdbox para combater desperdício alimentar na época natalícia
«Estarmos juntos não é para desperdiçar» é o mote da campanha que tem ainda um cariz social: 1,5 euro do valor de venda de cada embalagem reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa
Este ano, depois de um 2020 marcado pela contenção, os portugueses vão voltar a reunir a família à volta da mesa no Natal. Sob o mote «Estarmos juntos não é para desperdiçar”» a Auchan lançou a Birdbox, uma embalagem composta por três caixas herméticas adequadas para guardar alimentos, já à venda em todas as lojas, e desafia os consumidores a aproveitar e partilhar as sobras das festividades, como forma de combater o desperdício alimentar. Esta ação conta com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Zero Desperdício como parceiros. Por cada recipiente vendido, 1,5 euro reverte a favor da Cruz Vermelha, que vai oferecer refeições a quem mais necessita. Na missão do combate ao desperdício no terreno, a Auchan conta com o parceiro Zero Desperdício, que ajuda diariamente a escoar o excedente alimentar para quem mais precisa.
Só em Portugal, cerca de um milhão de toneladas de alimentos vai para o lixo, todos os anos, o que corresponde a 50 mil refeições diárias. Mais de 30% do desperdício alimentar acontece em casa, no seio familiar. Culturalmente, o Natal é uma época em que a preocupação para que nada falte conduz a mais excessos e mais desperdício e, por esse motivo, este ano, a grande protagonista da ação de Natal da Auchan é a Birdbox, um conjunto de embalagens práticas e convenientes para guardar as sobras da época festiva, e não só. Com esta ação, a marca pretende incentivar os consumidores a conservarem e partilharem os alimentos não consumidos com a família, amigos e até colegas de trabalho, e sensibilizá-los para a necessidade de, juntos, combater o desperdício alimentar ao longo de todo o ano.
Produzida em Portugal, a Birdbox é composta por 3 caixas herméticas de diferentes tamanhos, em plástico sem BPA, e está à venda por 4.99€. A campanha de Natal da Auchan tem ainda um cariz solidário, pelo que 1,5€ do valor reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, que irá oferecer refeições a quem mais necessita. A Birdbox inclui ainda um guia digital com dicas e receitas para ajudar os portugueses a combater o desperdício nas suas casas.
A redução do desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal, que aposta numa gestão operacional rigorosa e na formação dos seus colaboradores para minimizar perdas. No âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’, a empresa desenvolve iniciativas que passam por uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso, ou comprar produtos cuja data de validade se aproxima do fim com desconto. Na área self-discount, são também vendidos frutas e legumes com características estéticas que, por norma, retirariam estes produtos do circuito comercial.
A Auchan comercializa ainda vários produtos de economia circular, como é o caso do bolo de banana vegan, disponível em todas as lojas com fabrico próprio, produzido com bananas demasiado maduras da loja. Esta iniciativa já permitiu aproveitar perto de 1 tonelada de banana* e evitar a emissão de mais de 2,3 toneladas de CO2. Por sua vez, o projeto ‘Pão para Culinária’ possibilita a venda de pão do dia anterior a um preço mais baixo, que pode depois ser utilizado para culinária. Já os pães com mais de dois dias são transformados em pão ralado. Até à data, foi evitado o desperdício de perto de 45 toneladas deste alimento*.
A retalhista tem também parcerias com diferentes empresas e associações, como a Zero Desperdício, que ajuda a encaminhar os seus excedentes alimentares para quem mais precisa. Em 2020, foram doadas mais 2,1 mil toneladas de produtos alimentares que apoiaram cerca de 150 instituições, de norte a sul do país. Em parceria com a Too Good To Go, são ainda disponibilizadas Magic Boxes em 32 hipermercados/supermercados e 26 lojas MyAuchan, uma iniciativa que já salvou cerca de 100 mil refeições e evitou a emissão de mais de 250 toneladas de CO2 equivalentes.
Ainda neste caminho de combate ao desperdício, recorde-se que a Auchan foi a primeira insígnia da distribuição a aderir ao movimento cívico e nacional “Unidos Contra o Desperdício”, em novembro de 2020.
Auchan lança serviço Gourmet online
Catálogo conta com mais de 500 referências de produtos premium. Os apreciadores de produtos gourmet contam, a partir de hoje, com o novo serviço Auchan Gourmet online, que garante entregas a nível nacional, até 72 horas, assim como a possibilidade de recolha em qualquer uma das lojas Auchan ou em um dos mais de 700 pontos Pickup da DPD. O catálogo apresenta uma grande oferta de produtos premium, do clássico ao inovador, e procura destacar as tendências e novidades gastronómicas nacionais e do mundo. No total, são mais de 500 referências, nas categorias de Garrafeira, Mercearia, Chocolates e Aguardentes e bebidas brancas.
Para quem procura uma experiência gourmet única ou um presente original, o Auchan Gourmet disponibiliza ainda quatro opções de cabazes: o Moments, que apresenta uma seleção de produtos de sabores artesanais, diferentes e saudáveis, que se completam; o Food Lovers, ideal para quem gosta de cozinhar com ingredientes de qualidade superior, da entrada à sobremesa; o Douro, que desafia a experimentar sabores diferentes através de uma variedade de produtos que combinam bem entre si; e o Premium, perfeito para tornar qualquer momento especial, com uma seleção de artigos de qualidade inigualável.
O novo serviço permite também aos clientes Auchan construírem o seu próprio cabaz, adicionando os artigos que desejam ao seu carrinho e escolhendo a caixa de que gostam mais. Quem já faz as suas compras online, pode optar por adquirir os produtos gourmet em conjunto com os restantes, pagando apenas uma taxa de entrega.
Na Auchan Gourmet, localizada no Centro Comercial Amoreiras, é ainda possível usufruir desta experiência no local, no Bar ‘O Meu Gourmet’, um espaço acolhedor e intimista, com serviço personalizado, onde é possível encontrar grande variedade de produtos, beber uma taça de vinho ou degustar produtos escolhidos na loja.
Como oferta de lançamento, até 18 de Novembro, todas as compras superiores a 50 euros em auchan.pt, de qualquer tipo de produto, incluindo Gourmet, terão uma taxa de entrega grátis (para tal, basta que o cliente use o cupão ENTREGAGRATIS no checkout). Além disso, de 10 a 17 de Novembro, há 10% de desconto em Espumantes e Champagnes (online) e até 15% numa seleção de artigos gourmet (online e loja Auchan Gourmet).
O serviço Auchan Gourmet está disponível em: https://www.auchan.pt/pt/gourmet.