PUB: A economia favorecida pela tecnologia
Muitos sectores foram severamente prejudicados com o aparecimento da Covid-19. Porém, outros surpreenderam, e muitos especialistas têm apresentado um crescimento além do
esperado para o presente ano. A tecnologia certamente tem sido a salvação para muitas áreas. Desde a saúde ao entretenimento, a tecnologia tem ajudado na adaptação.
Esta nova realidade está a conduzir a uma mudança bastante radical e a um aumento das ofertas online, não só no sector comercial mas também no sector do entretenimento. A
seguir mostramos quais os sectores do mercado que têm apresentado números positivos em 2020.
O papel fundamental da tecnologia e o mercado
Só agora a situação parece dar sinais de melhoras e está aos poucos a caminhar para um retorno à normalidade. Durante o período de bloqueio, empresas e locais de entretenimento permaneceram fechados, as pessoas foram forçadas a ficar em casa e, como resultado, mudaram para o entretenimento online. Com esta nova realidade, diversos serviços de entretenimento na web vão-se aproveitando da situação, e têm mostrado como os avanços tecnológicos estão a mudar paulatinamente o comportamento das pessoas no seu dia a dia. Lojas físicas que não tinham tanto interesse em investir em apps e sites de compras e vendas, agora tentam encontram uma estratégia muito mais voltada para as vendas online.
Os smartphones foram o elemento revolucionário da última década: streaming de filmes e conteúdo desportivo à distância de um clique, assim como a infinidade de
jogos disponíveis. Além disso, a facilidade de acesso ao mundo das apostas nestes dispositivos só fez aumentar a popularidade dos jogos online. Jogar jogos de mesa e máquinas de slots hoje é uma tarefa muito mais simples, pois estes também foram optimizados para funcionar melhor em smartphones. Este desenvolvimento está destinado a continuar nos próximos anos, estimulado pelo aumento contínuo dos investimentos feitos neste sector já disruptivo. O facto é que cada vez mais pessoas em todo o mundo tem comprado, vendido, e solucionado problemas através dos smartphones.
O sector de entretenimento
Se existe um nicho do mercado que está a benefeciar fortemente com o sector tecnológico, certamente é o entretenimento. Os mercados de jogos de apostas e casino online também têm registado um aumento significativo, graças ao aumento do número de jogadores, cada vez mais habituados a utilizar o canal móvel para estas actividades de lazer. Os jogos para telemóvel ajudaram a impulsionar a indústria como um todo, que actualmente está entre as que mais crescem globalmente: no final de 2019, as estimativas eram de cerca de 128 biliões de euros.
O objectivo final é oferecer a melhor experiência de jogo em dispositivos móveis, e é fácil entender como isso se relaciona com a tecnologia e representa um dos principais motivos
que levam ao crescimento vertiginoso do sector. Desde a introdução dos smartphones, a tecnologia continuou a evoluir e ainda não parou. As formas como os consumidores
desfrutam do entretenimento online mudaram, por exemplo, por meio de serviços de TV por assinatura, como o Netflix.
Estamos a entrar no Boom dos E-commerces?
O comércio eletrónico também se desenvolverá para as categorias de produtos que não eram levadas em consideração pelos consumidores para compras online. Se o uso do
online deve ser considerado muito difundido para produtos tecnológicos e dispositivos de TI, adquiridos não só por quem já conhecia a tecnologia, a verdadeira novidade é que o método de compra online a partir deste momento será cada vez mais testado para categorias de produtos muito diferentes, tanto para uso diário como para bens duráveis, como eletrodomésticos e móveis. Ainda no que diz respeito ao entretenimento e ao audiovisual, passou para a rede toda uma série de actividades que decorriam offline.
A consequência está à vista de todos: as plataformas de mídia e streaming de conteúdo começaram a aumentar a oferta de serviços gratuitos e pagos. Todo o mundo dos eventos
continuará a usar a web como meio por algum tempo. Vale destacar que diante de públicos que usam muito mais a internet e os meios de comunicação tradicionais, a maioria das
empresas têm investido menos em comunicação.
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