Rubrica «Bons Pais, Bons Filhos»: O que é que o meu filho faz na escola?
Nos dias de hoje, é importante que todas as famílias, Pais ou Encarregados de Educação, percebam o que é que os filhos andam a fazer na escola.
Quem nunca se questionou sobre a forma como:
Se é feliz nas suas convivências?
Se é capaz de resolver os seus próprios problemas e conflitos?
Se tem boas ou más companhias?
A família, espera, constantemente, que a escola tente resolver as questões referentes ao desempenho do seu filho; em contrapartida, a escola espera que a família esteja mais presente e ajude, dando o suporte necessário.
Demonstrar interesse pela vida escolar do seu filho é parte fundamental no seu processo de aprendizagem. Ao perceber que os pais e a família se interessam pelos seus estudos e pelas suas experiências escolares, a criança vai sentir-se valorizada, segura e confiante.
Acompanhar a educação do seu filho aumenta, as suas competências sociais e diminui a hipótese de vir a ter problemas de comportamento. Quanto mais conversar sobre a escola, visitar o local, envolver-se com os trabalhos e incentivar o progresso educacional do seu filho em casa, melhor serão os seus resultados académicos, pessoais e sociais.
Quando o seu filho se sente ouvido, apoiado, prestigiado, sente-se mais estimulado para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. Neste processo ganha a criança, a família e a escola. Assim, saem todos vencedores!
Deixo-lhe algumas estratégias, para que consiga estar mais atento ao comportamento do seu filho na escola:
Utilize as novas tecnologias – Com a evolução da tecnologia, as escolas têm hoje, todas as condições para manterem uma relação de proximidade que lhes confira um acompanhamento mais regular;
Esteja atento a alterações de comportamento do seu filho – choro frequente, isolamento excessivo, fracos resultados escolares, desinteresse ou mesmo recusa em ir à escola, poderão estar na base de problemas mais sérios;
Partilhe com o Diretor de Turma as preocupações e os sucessos do seu filho – de forma a que a família e a escola, em conjunto, garantam o bem estar da criança;
Mantenha-se próximo de adultos que contactam com o seu filho noutros contextos – Por exemplo, adultos que acompanhem as atividades extracurriculares;
Por último, salientar a importância de contactar regularmente com o Diretor de Turma – seja presencial, ou por outro meio, como telefone ou email, evitando, desta forma, estar muito tempo sem informações.
Célia Ferreira, Mediadora Familiar do CAFAP do Centro Juvenil de S. José.
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