PUB: Óleo do motor e sua importância para o bom funcionamento do carro
Quando o assunto é óleo de motor, o motorista deve inserir este cuidado na sua lista de tarefas. Esse é um dos componentes mais importantes do carro, já que é responsável pela lubrificação das partes internas do motor, garantindo a menor atrição possível entre elas, quando o propulsor está em funcionamento.
O óleo é como qualquer produto perecível, porque se deteriora com o tempo, mesmo que não seja usado. Fazer a troca periódica do óleo de motor é uma das principais etapas da manutenção preventiva de qualquer veículo.
Existem três principais tipos de óleo, na mesma ordem de qualidade: mineral, sintético ou semissintético.
A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos básicos minerais são obtidos por meio da transformação natural de alguns componentes do petróleo. Este é o lubrificante mais comum utilizado no mercado. Já os óleos básicos sintéticos são obtidos em laboratório, por meio de reações químicas. É mais puro e funciona bem em qualquer temperatura e condição. Como costuma ter uma durabilidade maior, é mais indicado para quem faz muitos quilómetros por dia.
Já os óleos semissintéticos, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, procurando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a optimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem um custo mais elevado do que aquelas de base mineral. Trata-se de um óleo recomendado para motores que trabalham em altas rotações, mas também pode ser usado em motores menores.
Para descobrir qual é o óleo indicado para o motor do veículo, é só abrir o manual do proprietário. Nele, a fabricante já deve ter especificado qual é o tipo de óleo a ser usado, pois já fez inúmeros testes de adequação do lubrificante ao motor. Por isso, não há desculpa para não seguir o que foi recomendado.
Segundo o site Turbo, todos os óleos de motor dividem-se em duas categorias definidas de acordo com o API (American Petroleum Institute), e cada uma contém várias classes: S para motores a gasolina, C para motores a gasóleo.
Independentemente do tipo de óleo que deve ser utilizado no carro, é necessário ficar atento para não misturar lubrificantes de características diferentes dentro do motor. Procure usar sempre a mesma marca que foi usada na última troca, mesmo que tenham sido adquiridas pela via online motordoctor.pt ou em lojas físicas de autopeças. Qualquer que seja o tipo de óleo, o recomendável é que ele deverá ser substituído correctamente e por completo.
Outra questão é que, mesmo que possam ser trocados em diferentes quilometragens, todos os tipos de óleo compartilham a mesma data de vencimento. Isso significa que o óleo deve ser trocado, independente da quilometragem que foi percorrida.
É importante prestar atenção a alguns sinais que podem estar relacionado ao óleo, como às luzes do painel e também aos barulhos do motor. Logo que liga, é normal aperceber-se de um barulho mais forte nos primeiros segundos, mas se observar que o barulho continua muito forte, pode ser um problema com o óleo.
Porém, não é somente após a luz do painel acender que fica a saber que algo está errado, alguns sinais indicam como saber se o motor fundiu: marcas de óleo visíveis no chão; odores dentro do veículo; aumento do consumo de combustível e fumaça escura a sair do cano de escape.
Se isso ocorrer, o ideal é procurar uma oficina mecânica de confiança para identificar a dimensão do problema. nunca se esqueça de trocar o filtro de óleo todas as vezes que for substituir o lubrificante. A peça impede que as impurezas contidas no motor obstruam o caminho do óleo, causando problemas futuros no carro.