Nieta Atelier pretende internacionalização com Guimarães Marca
A Nieta Atelier é uma empresa de decoração de interiores com um conceito bastante interessante e distinto. Todos os produtos utilizados partem de várias parcerias com empresas da região a fim de aproveitar todos os desperdícios têxteis, sejam eles tecidos, sapatos, malas, entre outros.
No seguimento de uma procura incessante de padrões e formas no trabalho pouco explorados, surge a ambição de criar uma marca que se destacasse do convencional. Nasce assim o novo projeto «upcycling.handmade.Portugal» by Nieta Atelier. Isto significa de uma forma mais esclarecedora, reciclar de forma artesanal.
Foi no design têxtil que o atelier descobriu o novo conceito de transformação, aliando a cultura minhota ao 'Upcycling'. Recriar e reinterpretar as técnicas feitas em teares e agulhas manuais, com base numa transformação de resíduos considerados inúteis e descartáveis em novos produtos de valor acrescentado, tendo como principal objectivo transformar desperdícios em peças únicas com design, feitas manualmente e quase isentas de consumos energéticos. Esta empresa existe há cerca de dois anos e podemos encontrar produtos da sua marca em vários pontos do País. Guimarães, Porto, Lisboa, Setúbal, Grândola, Lagos e Évora são alguns deles. Porém, o grande objectivo da empresa é a internacionalização e são vários os mercados onde já conseguiram implementar-se. Espanha, França, Suécia, Holanda, Estados Unidos e Canadá. A directora criativa, Antonieta Durão, revelou ao Ideias & Negócios que esta parceria com o Guimarães Marca é uma oportunidade de obterem ainda mais notoriedade. "A Nieta vê como uma mais-valia esta parceria no sentido da internacionalização da marca. Começamos por explorar o mercado português mas o objectivo sempre foi a internacionalização. Achamos que tínhamos capacidade para outros mercados e arriscamos. Tem corrido bem, mas acreditamos que pode ser ainda melhor. Esta parceria dar-nos-á uma credibilidade maior no estrangeiro. Encontramos nesta exposição uma forma de nos tornarmos ainda mais uma marca de confiança e prestígio com este apoio da Câmara Municipal."
Esta empresa defende o ecodesign e o upcycling, e uma vez que Guimarães está a candidatar-se a Capital Verde Europeia a Nieta Atelier considerou que esta seria uma excelente oportunidade de se associar à iniciativa Pop Up Store da Câmara Municipal através do projecto Guimarães Marca. "Achamos que fazia sentido expor os nossos produtos num local de referência como a Plataforma das Artes e, no fundo, esta é também uma oportunidade de nos promovermos." Aqui as empresas têm a possibilidade de mostrar os seus produtos como se de um showroom se tratasse. "Estas iniciativas são importantes na medida em que nos dão a possibilidade de expormos o nosso trabalho de outra forma e darmos a conhecer aquilo que fazemos estando mais próximos dos clientes."
O mostruário da Nieta Atelier esteve patente de 27 de Março a 3 de Abril onde ficaram expostos alguns produtos da marca que também encontra na loja física na Avenida D. João IV. Desde malas, almofadas, mantas, cobertores, puffs, candeeiros e muito mais. 'Reinterpretar o desperdício' é uma forma de ousar, reciclando. Tudo pode ser reutilizável desde que haja imaginação. A Nieta encontrou uma forma de transformar 'lixo' em verdadeiras obras primas.
Marcações: Guimarães Marca, Nieta Atelier