Xico Rodrigues é o guarda-redes menos batido de sempre

Foi durante cerca de uma década o guardião do Vitória Sport Clube entre os anos 60 e 70.

 Ao certo foram 13 temporadas de glórias e alegrias que concedeu aos vitorianos. Agora com 69 anos recorda esses tempos com saudade e um grande orgulho por ter feito parte da família vitoriana. Na verdade continua a fazer, porque apesar de ser natural de Évora, veio para Guimarães com 19 anos, portanto já é filho da Terra. E como um bom filho adoptivo o Vitória passou a ser o seu clube do coração. A Cidade-Berço acolheu-o e por cá constituiu família. É casado há mais de três décadas com uma vimaranense, tem duas filhas e três netos.  Enquanto vivia no Alentejo, jogava no Juventude de Évora e foi aí que notaram as habilidades que tinha enquanto guarda-redes.

Corria a época de 1968/69 e Xico Rodrigues não adivinha que essa seria uma temporada de grandes vitórias. O seu contributo foi fundamental e, nesse ano, conquistou a baliza de prata por ter sido o guarda-redes que sofreu menos golos no campeonato. Foi também nessa época que o Vitória conquistou pela primeira vez o terceiro lugar no campeonato.

Recorde estes tempos em que se jogava por amor à camisola e também alguns momentos deste grande guarda-redes que deu enormes alegrias ao VSC na BIGGERmagazine de Agosto!

 

Marcações: Bigger

Imprimir Email