Laço Azul assinala a Luta contra os maus-tratos infantis

Esta história remonta ao ano de 1989, quando algures na Virgínia, nos Estados Unidos da América, uma avó decidiu colocar na antena do seu carro uma fita azul.

O objectivo era fazer com que as pessoas questionassem qual o motivo que a levou a colocar a fita. O efeito foi o desejado e rapidamente se foi espalhando a notícia.

O seu neto tinha sido violentamente morto por espancamento da mãe e do namorado desta, e a neta padecia do mesmo tratamento, o que provavelmente iria levar às mesmas consequências.

A escolha da cor azul teve a ver com o facto de encontrar uma cor que se assemelhasse às nódoas negras do corpo das crianças. O azul passou a simbolizar a cor das lesões e isso começou a ser uma espécie de lembrete para a sua luta na protecção das crianças contra os maus-tratos.

A iniciativa de Bonnie W. Finney não foi em vão e percorreu o mundo. Portugal não foi excepção e o espírito solidário não se fez esperar, pelo menos em Guimarães.

As escolas do Concelho, resolveram colocar um laço azul gigante pendurado na parede de cada instituição como forma de homenagear a avozinha e de prevenir os maus tratos infantis. Porém, este ano, o Agrupamento de Escolas Santos Simões quis fazer algo diferente e que de alguma forma marcasse ainda mais as pessoas com o intuito de as sensibilizar para esta problemática.

Saiba o que preparou esta escola na edição de Junho já nas bancas!

 

Marcações: Bigger

Imprimir Email