José Pedro Oliveira foi à descoberta das lampreias

A lampreia é um peixe muito apreciado mas também bastante caro, podendo o preço atingir os 40 euros por quilo.

Mas nem isso é impedimento suficiente para fazer os seus fãs saboreá-lo nem que seja uma vez por ano e nem que para isso tenham de percorrer grandes distâncias à procura do local mais talentoso para a cozinhar.

A época gastronómica da lampreia termina no mês de Maio. Nesta altura são muitos os que não dispensam um bom arroz de lampreia e há até quem diga que é em Ponte de Lima que melhor se come este prato. É entre Fevereiro e Maio que os apreciadores desta iguaria saciam os seus desejos acumulados ao longo do ano, mas, na realidade, muitos deles pouco sabem sobre este peixe de águas mistas e existem até muitos mitos à sua volta, entre os quais o que refere uma longa viagem das mesmas do Canadá até ao Rio Minho.

Nesta entrevista, o biólogo marinho, José Pedro Oliveira, ajuda-nos a esclarecer algumas dúvidas e a descobrir algumas curiosidades sobre a lampreia. Este vimaranense tem 39 anos é licenciado em Biologia e Geologia, em Ciências do Meio Aquático, tirou o mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos (Especialização em Ecologia Marinha) e o Doutoramento em Ciências Biomédicas (Tese na área de Ecologia Marinha). A sua profissão obriga-o a viajar todos os dias de Guimarães até à Praia da Aguda em Vila Nova de Gaia onde é curador do Aquário da Estação Litoral da Aguda.

O Expert contou-nos tudo sobre lampreias. Se também quer ficar a saber veja a BIGGERmagazine de Maio!

Marcações: Bigger

Imprimir Email