Helena Salgado na equipa médica que salvou recém-nascido

Certamente já ouviu falar da cirurgia inédita que salvou um bebé de 16 dias com uma malformação no pulmão esquerdo que estava a crescer muito depressa e iria acabar por sufocar o pulmão direito.

 Alexandre, assim se chama o pequeno Ser que permitiu a uma equipa médica fazer história na Medicina, encontra-se agora a recuperar bem e passadas cerca de quatro semanas já é possível ter a certeza de que a operação foi um sucesso, como já havia sido noticiado naquela altura.

Mas o bebé não vai ser o protagonista principal desta entrevista. Helena Salgado foi a médica anestesiologista que integrou a equipa que operou Alexandre e é vimaranense. Tem 35 anos, trabalha no Hospital de Braga e no Hospital Privado de Braga, é licenciada em Medicina e tirou uma Pós-Graduação em Acunpunctura Médica.

Não trocou Guimarães por Braga, portanto, continua a viver cá. É casada há nove anos e tem dois filhos, o Afonso com três anos e meio e o Guilherme com 21 meses.

Esta médica vai então ajudar-nos a perceber melhor todos os pormenores desta técnica cirúrgica inovadora que foi mais um passo na medicina. Veja a BIGGERmagazine de Maio!

 

Marcações: Bigger

Imprimir Email