Ana Lopes é capitão da GNR
Esta senhora vai ficar na história dos acontecimentos da Guarda Nacional Republicana. Curioso/a? A BIGGERmagazine conta a história. É Capitão desta instituição e foi a primeira mulher a comandar uma força da GNR a actuar no estrangeiro.É natural de Caldas das Taipas, tem 34 anos e com apenas 18 anos partiu para Lisboa à procura da realização profissional, onde acabou por encontrar também a pessoal, mas já lá vamos...
Chegada à Capital entrou para a academia como Cadete, onde obteve a Licenciatura em Ciências Militares – GNR, na Academia Militar. Entretanto concluiu a licenciatura em Psicologia na Universidade Autónoma de Lisboa e Mestrado em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica. Actualmente, está a frequentar o Mestrado em Direito e Segurança e Curso de Promoção a Oficial Superior. É Oficial da GNR, no posto de Capitão e a sua função é ser Comandante de Destacamento da Unidade de Controlo Costeiro.
No ano transacto, de 1 de Abril a 16 de Junho foi destacada para comandar a Operação Poseidon Sea 2016 sob a égide da FRONTEX (Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira). Ana Lopes participou na missão como oficial de ligação no Centro de Coordenação Internacional, em Piraeus (Grécia), e foi responsável pelas forças e operações da GNR em missão, tendo sob a sua orientação 30 elementos. Durante o período que esteve na Grécia foram resgatadas mais de 600 pessoas do mar, sobretudo sírios, paquistaneses, afegãos, argelinos e iraquianos.
Saiba a história desta força da natureza na edição de Abril da BIGGERmagazine!
Marcações: Bigger