Vimágua comemora Dia Mundial da Água
Dia 22 de Março comemora-se mais um Dia Mundial da Água e como é tradição a Vimágua vai assinalar este dia com várias iniciativas.A Instituição vai criar actividades durante toda a semana que promovam uma abrangente reflexão sobre a água, a disponibilidade dos recursos hídricos, as formas de poupança da água e a proteção das linhas de água.
Este ano a Vimágua conta com a colaboração de importantes parceiros, a Câmara Municipal de Guimarães, a Câmara Municipal de Vizela, o Laboratório da Paisagem, o Centro de Ciência Viva e a Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Assim, hoje, a Vimágua participou de uma iniciativa promovida pelo SEPNA – Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Guimarães – inserida no Plano de Operações da Guarda Nacional Republicana para a área da educação ambiental. A referida iniciativa consistiu numa caminhada, designada Caminhada Verde, que teve início às 08h30, junto à igreja de Briteiros, S. Salvador e terminou pelas 12h30, na Citânia de Briteiros, promovendo-se práticas para uma vida saudável, onde não faltaram as demonstrações, exposições e experiências relacionadas com a importância da Água, defesa da floresta e do meio ambiente.
Amanhã, pelas 10h00, desenvolver-se-ão actividades lúdicas e pedagógicas na Escola EB 2, 3 de Briteiros. Aqui estarão presentes, entre outras individualidades, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o Presidente do Conselho de Administração da Vimágua, Armindo Costa e Silva. Pelas 14h00 , deste mesmo dia, o Centro de Ciência Viva promoverá uma conversa sobre a água e controlo de qualidade que é feito à água do sistema público de distribuição. Pelas 21h00, decorrerá na sede da Junta de Freguesia de Lordelo, mais uma sessão do «Café com Ambiente», que terá como intervenientes o Engenheiro Pimenta Machado, diretor da ARH Norte da Agência Portuguesa do Ambiente; o Engenheiro Paulo Ramísio, Vice-Presidente do Laboratório da Paisagem; Elisabete Machado, Coordenadora do ACES Alto Ave e Armindo Costa e Silva, Presidente do Conselho de Administração da Vimágua.
No dia 24, pelas 14h30, a Vimágua procederá à entrega da Garrafa reutilizável às crianças do Infantário de S. Francisco, acção que tem vindo a desenvolver desde o início do ano lectivo em todos os jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do ensino básico.
A semana em que se assinala o dia Mundial da Água encerrará com uma caminhada ao Sistema de Minas da Penha, no dia 26 de Março, pelas 09h30, com encontro marcado na sede da Vimágua.
Este ano, o tema proposto pela UN-Water para assinalar o Dia Mundial da Água e promover uma reflexão à escala global foi: Águas Degradadas. Estima-se que as necessidades relacionadas com o consumo de água venham a aumentar em 50% até 2030. O aumento da procura será sentido com maior expressividade nas zonas urbanas e irá exigir que se equacionem alternativas na gestão dos recursos hídricos disponíveis, os quais, como sabemos, são limitados.
A reutilização segura da água rejeitada é uma área que irá ser objecto de importantes desenvolvimentos, nos próximos anos, particularmente, nos processos produtivos de diferentes indústrias, em particular, da indústria alimentar. Lembramos que o consumo industrial é responsável por 22% do consumo global de água no mundo (UN-Water, 2012).
A água degradada que rejeitamos passa, assim, a ser vista como um potencial recurso, passível de ser reutilizada, depois de devidamente tratada, vindo a trazer benefícios económicos e ambientais.
Na agricultura a reutilização da água degradada poderá ser especialmente benéfica, na medida em que, devidamente tratada, essa água terá níveis elevados de nutrientes, pelo que sendo feita uma adequada utilização trará valiosos benefícios quer à segurança alimentar quer ao meio ambiente. É necessário que todos percebam que a Vida funciona em ciclo e que os recursos naturais não são infinitos.
Junte-se à Vimágua nesta causa e aprenda a poupar água!
Marcações: Bigger