Guarda-rios empenhados em identificar foco de poluição na ribeira que atravessa Horta Pedagógica de Guimarães

images/2025/guarda_rios_couros.jpg

A empresa municipal Vitrus Ambiente garante estar a "desenvolver todos os esforços para que os prevaricadores sejam devidamente identificados", na sequência dos focos de poluição que têm manchado a água da ribeira que atravessa a horta pedagógica, em Creixomil.

Numa publicação feita na rede social Facebook, a Vitrus indica que "nos últimos dias foram detectados focos de poluição na Ribeira de Couros, na sequência de eventuais descargas, visíveis no percurso junto à Horta Pedagógica de Guimarães".

"Estas ocorrências estão a ser acompanhadas desde a primeira hora pelos guarda-rios, sempre em estreita colaboração com as entidades competentes, na elaboração de relatórios e com o objectivo de detectar a origem do problema", refere.

"Os guarda-rios estabeleceram um perímetro de acção, que se estendeu pela Ribeira de Santa Luzia até à Ribeira de Couros, no sentido de averiguar todo o percurso desta linha de água que atravessa a cidade de Guimarães", acrescenta a publicação.

"Após um planeamento prévio, os Guarda-rios efectuaram o percurso completo da Ribeira de Santa Luzia, contudo não foi possível visualizar nenhum tipo de descarga poluente até ao momento", informam, ao reforçar que "os guarda-rios continuam a desenvolver todos os esforços para que os prevaricadores sejam devidamente identificados, salvaguardando a qualidade das linhas de água e o bem-estar dos cidadãos".

Imprimir Email