Guimarães reforça mobilidade sustentável com instalação de novas Bicibox
O Município de Guimarães deu mais um passo na promoção da mobilidade sustentável com a instalação de duas novas Bicibox, no Campus de Azurém da Universidade do Minho (junto às Residências Universitárias e ao Pavilhão Desportivo) e no AvePark (Polo do IPCA).
O projecto foi financiado através de uma candidatura submetida pelo Município ao Fundo de Transportes, gerido pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT), no âmbito do Aviso 5/2023 – Apoio à Promoção do Transporte Público e Capacitação das Autoridades de Transportes.
Cada Bicibox permite o estacionamento de até 10 bicicletas e possui quatro cacifos para guardar capacetes ou outros equipamentos. As instalações incluem iluminação e tomadas eléctricas nos compartimentos (ainda inativas, aguardando ligação à rede eléctrica), sendo a utilização totalmente gratuita.
O Município "recomenda que os utilizadores usem cadeados para segurança adicional".
Estas iniciativas inserem-se nos compromissos da Estratégia Guimarães 2030 e do projeto Net Zero Cities, que visam alcançar a neutralidade climática até 2030, promovendo alternativas de mobilidade ecológicas e práticas.