Workshop vai transformar plástico recolhido no rio em novos produtos

images/fotoarquivo/2018/Ambiente/limpeza_rio.jpg

O projecto CleanUp4Guimarães propõe-se transformar mais de 200 quilos de plástico em produtos diversos, nomeadamente réplicas em espécies autóctones de Guimarães como porta-chaves e ímanes.

Esta acção vai decorrer este sábado no Laboratório da Paisagem, entre as 10h00 e as 12h00, durante um Workshop subordinado ao tema: remover e valorizar plásticos dos nossos rios.

Carolina Rodrigues fala de uma iniciativa que culmina um projecto que começou com a recolha de plásticos do rio Selho. A acção de limpeza decorreu
em Julho e Agosto, com elementos de brigadas verdes e 13 escuteiros do Corpo Nacional de Escutas de Queijas, vila do município de Oeiras. "Numa manhã recolhemos 233 quilos de plástico", revelou, acrescentando que "mais tarde continuamos a limpeza e com vários voluntários de Silvares e da Cruz Vermelha, recolhemos mais 200 quilos, não só de plástico mas também têxteis".

"A acção pretende sensibilizar para a importância da biodiversidade e será uma acção prática que envolve os participantes que vão poder observar o processo de trituração do plástico para o transformar em grãos pequeninos que depois serão injectados em moldes para criar novos produtos que os participantes vão poder levar para casa para poderem partilhar o que aprenderam", afirmou.

O plástico recolhido vai ser transformado em produtos diversos. No entanto, Carolina Rodrigues salienta que o rio não é depósito de plásticos nem de outros detritos. "Quase que parece um cliché, os rios não são depósitos de lixo. A verdade é que acontece e continua acontecer e a chuvada recente fez aparecer uma grande quantidade de plásticos no rio. Vamos realizar novas acções de limpeza, nomeadamente no centro do Concelho e em freguesias da periferia e continuar a desafiar as pessoas para se juntarem a nós nestas na limpeza e defesa dos rios", concluiu.

Marcações: limpezas, rio

Imprimir Email