Vimaranenses fotografaram mais de 100 espécies de fauna e flora no desafio mundial City Nature Challenge

O Laboratório da Paisagem promoveu mais uma iniciativa em prol da biodiversidade, envolvendo a comunidade de Guimarães. O desafio lançado no mês passado contou com a participação entusiasmada de 230 pessoas, que se dedicaram a observar e identificar as diversas espécies de fauna e flora que habitam a região.

"Ao longo do período de participação, foram registadas mais de 100 observações surpreendentes, abrangendo um total de 86 espécies distintas. Este resultado demonstra não só o interesse da população em conhecer e preservar a biodiversidade local, mas também a riqueza e diversidade dos ecossistemas presentes em Guimarães", refere o Laboratório da Paisagem em comunicado.

Artrópodes, plantas e aves foram novamente os grupos mais destacados nas observações realizadas pelos participantes. Desde pequenos insectos e flores coloridas até anfíbios majestosos, cada observação contribuiu para ampliar o conhecimento e a Base de Dados da Biodiversidade de Guimarães.

Entre as descobertas destaca-se uma espécie vulnerável, a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica), cujo registo consta em pouquíssimos locais no concelho vimaranense. A sua presença revela a importância da preservação dos habitats naturais para a sobrevivência de espécies únicas e endémicas.

Outra observação notável foi a identificação de uma pequena mariposa, a mariposa-esfinge-colibri (Macroglossum stellatarum), uma das borboletas mais interessantes da fauna portuguesa, apesar de comum no país. A sua presença na região enfatiza a relevância dos espaços verdes urbanos como corredores ecológicos para a fauna local. É capaz de se alimentar em pleno voo, mantendo-se quase imóvel enquanto bate as asas a uma velocidade surpreendente.

O Laboratório da Paisagem, responsável por coordenar o desafio, expressou grande satisfação com a participação e o entusiasmo demonstrado pela comunidade. Ana Pinheira, investigadora da instituição, destacou que “através desta iniciativa, conseguimos fortalecer o vínculo entre as pessoas e a natureza que nos rodeia. É gratificante ver a população envolvida na conservação da biodiversidade e a descobrir a importância dos nossos ecossistemas locais e formas de proteger as espécies”.

Embora o desafio deste ano tenha terminado, a Base de Dados da Biodiversidade de Guimarães permanece aberta à participação contínua de todos os interessados. A aplicação móvel gratuita Biodiversity GO! está disponível para Android e IOS, permitindo que cada indivíduo contribua para a ampliação do conhecimento sobre a fauna e flora da região.

O sucesso dessa iniciativa demonstra o potencial da comunidade de Guimarães em se envolver e contribuir para a preservação e valorização da biodiversidade local. Com a continuidade dessas ações, estaremos mais próximos de promover a conscientização e a conservação dos ecossistemas, garantindo um futuro sustentável para todos.

Marcações: City Nature Challenge, Biodiversidade de Guimarães

Imprimir Email